Neste breve artigo faço uma apresentação do conceito de arquivos, como o sistema operacional os encara, em especial em sistemas Linux e como é sua manipulação em C++, com códigos de exemplo de leitura e/ou gravação dos mesmos.
Exemplo de gravação - (ofstream) - Gravando vários registros
#include <fstream.h> #include <cstdlib> #include <stdio.h> #include <iostream>
using namespace std;
class alunos{
private:
int ra;
char nome[50];
public:
alunos();
void cadastra();
};
alunos :: alunos(){
ra = 1;
strcpy(nome,"");
}
void alunos :: cadastra(){
cout << "Digite o RA: " << endl;
cin >> ra;
cout << "Digite o nome: "<< endl;
cin >> nome;
}
int main(){
int i;
//Aqui criamos o objeto 'fgrava', que faz referência ao objeto aluno.txt
ofstream fgrava("alunos.txt"); //Aqui criamos o objeto 'cad1' usando a classe 'alunos'.
alunos cad1;
cout << "Deseja cadastrar um aluno? Tecle 0(zero) para sair e 1 para confirmar." << endl;
cin >> i;
while(i!=0){
cad1.cadastra();//Lemos os dados com a função 'cadastra()'.
fgrava.write( (char *)&cad1, sizeof(alunos));//Aqui gravamos o conteúdo do objeto 'cad1' em 'alunos.txt'. //Usamos 'sizeof(alunos)' neste caso, para informar o tamanho do registro e posteriormente grava -lo no arquivo.
cout << "Deseja cadastrar um aluno? Tecle 0(zero) para sair e 1 para confirmar." << endl;
cin >> i;
}
}
Resultado esperado do código acima:
Deseja cadastrar um aluno? Tecle 0(zero) para sair e 1 para confirmar.
1
Digite o RA:
23445
Digite o nome:
Lais
Deseja cadastrar um aluno? Tecle 0(zero) para sair e 1 para confirmar.
1
Digite o RA:
767553
Digite o nome:
Joao
Deseja cadastrar um aluno? Tecle 0(zero) para sair e 1 para confirmar.
0
[3] Comentário enviado por andrezc em 11/04/2010 - 19:35h
Há alguns erros. Por exemplo, no primeiro código faltou uma biblioteca, a cstring, para usar a função strcpy(). E você usou bibliotecas da linguagem C, como stdio.h. O correto seria:
[5] Comentário enviado por DarthVictor em 26/06/2011 - 13:56h
Muito bom. Apesar de sempre ter usado #include <cstdlib.h>, fprinf, fscanf, etc; em C++. Gosto mais das funções em C e muitos programas tem de ser escritos orientado a objetos.