Lendo a documentação de pacotes
Muitos programas possuem sua própria documentação, e quando instalamos o pacote recebemos também sua documentação. Geralmente será instalada em um subdiretório com o nome do pacote em questão em /usr/share/doc.
Removendo programas
Quando quiser remover um programa já instalado, use o comando "emerge -unmerge". Com tal comando, o Portage remove do sistema todos os arquivos instalados pelo pacote, com uma exceção: se os arquivos de configuração foram modificados após a instalação do pacote eles não serão removidos. Isso é feito para o caso de você decidir instalar o pacote novamente: o trabalho será realizado com as configurações anteriores.
Porém tenha cuidado: o
Portage não verifica se um pacote sendo removido é dependência de outro. Assim a remoção de um pacote pode resultar na inutilização de outro. Para pacotes que podem quebrar o sistema, há um aviso do Portage quanto a isso, mas só nesses casos extremos.
Ao remover um pacote as dependências que foram instaladas automaticamente permanecem instaladas. Para indicar ao Portage para localizar todas as dependências que podem ser removidas, use o comando "emerge -depclean".
Atualizando o sistema
Para manter o sistema atualizado, também podemos contar com o Portage. Ele sempre confere os ebuilds em sua árvore, conforme falamos anteriormente. Portanto a primeira coisa a fazer é atualizar a árvore do Portage. Quando isso acontecer, podemos usar o comando:
# emerge --update world
Se no comando acima acrescentarmos a opção --ask, o Portage mostrará a lista de pacotes que será atualizada e perguntará se desejamos continuar.
Então o Portage procura pelas versões mais recentes dos programas instalados em nossa máquina. Mas ele apenas procura pelos programas que nós mesmos instalamos, sem checar as dependências. Para fazer a atualização de cada (todos) pacote em seu sistema, use a opção --deep:
# emerge --update --deep world
Metapacotes (ver página 4)
Alguns pacotes da árvore do Portage não possuem conteúdo próprio - existem apenas para instalar outros pacotes. Por exemplo, o pacote kde tem o objetivo de instalar um ambiente gráfico KDE completo. Isso é feito de forma simples: o pacote kde tem como dependência todos os outros pacotes necessários para isso apontados como suas dependências.
Em um pacote como exemplificado acima, não faz muito sentido usar "emerge -unmerge", pois lembre que as dependências não serão removidas por esse comando. Também já vimos que o Portage consegue remover os pacotes "órfãos", aqueles que são dependências de outros pacotes, mas não fazem nada mais além disso, e portanto podem ser removidos do sistema.
Porém lembre que um sistema
Linux é muito dinâmico e os pacotes são dependentes uns dos outros de forma intensa. Portanto é interessante primeiro fazer a atualização do sistema como um todo e só depois remover os pacotes órfãos. Resumindo, siga os três passos abaixo:
# emerge --update --deep --newuse world
# emerge --depclean
# revdep-rebuild
O comando
revdep-rebuild está disponível via gentoolkit. Assim, instale este último antes de realizar os passos acima (emerge gentoolkit).