Este é o terceiro artigo da série sobre programação e vamos falar aqui sobre POO, que não é a melhor coisa do mundo, mas é o melhor que já vi para a programação nestes meus 25 anos no ramo.
Se você voltar lá na seção 4 (Classe), verá que três palavras apareceram na definição da classe e não falamos nada sobre elas até agora: public, protected e private. Pois bem, chegou a hora de tratarmos delas.
Essas palavras definem o escopo dos nossos métodos e propriedades.
Quando um método ou propriedade é definido como público, ele fica visível (e alterável) em qualquer ponto do código que incluir aquela classe. Como acontece com as variáveis globais, isso é perigoso.
Assim, temos dois escopos mais limitados: protected e private.
Se um método ou propriedade é declarado como protected, ele só poderá ser acessado pela própria classe ou por uma classe que seja descendente dela (como veremos na Herança, adiante). Já um método ou propriedade definido como private só será acessado no interior da própria classe.
Com isso conseguimos aperfeiçoar um conceito de encapsulamento. O encapsulamento consiste em colocar toda a funcionalidade que afeta uma classe dentro dela, de forma que saibamos onde encontrar cada coisa. Com as classificações de public, protected e private, o encapsulamento fica ainda melhor, pois podemos restringir também o que será acessado fora da classe e o que não será.
[2] Comentário enviado por ssdeassis em 05/07/2008 - 21:56h
esperei muito pela terceira parte do artigo continua muito bom como os dois primeiros tenho aprendido muito com a sua série de artigos. Agora vamos ao proximo. Meus parabems.