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Atualizado em 01/04/2020.
Há anos falava-se que o
Linux não tinha como restaurar o sistema e de fato, antes não tínhamos como. Hoje, é passado.
Utilizo o
TimeShift a algum tempo e sempre com eficiência na restauração de meus sistemas. Sim, já recuperei o Manjaro, o Arch Linux, o Debian e o Ubuntu com o aplicativo. Precisava ter certeza de sua eficiência antes de criar este artigo para o VOL.
O programa faz instantâneos (snapshots) incrementais do sistema de arquivos em intervalos regulares e esses instantâneos podem ser restaurados mais tarde, para trazer o sistema para o estado exato em que se encontrava no momento em que o snapshot foi tirado.
Seja por alguma atualização mal feita, kernel panic, alguma kaka que fiz ou simplesmente, para deixar o sistema como estava em algum ponto anterior. Sempre funcionou!
Recupera o boot, aplicativos, arquivos e configurações exatamente com estavam. Tudo depende de como configurar. E é isso o que vamos fazer aqui, configurar requer atenção para garantir que o que será salvo como snapshots, será de todo o seu sistema.
Me animei tanto com o aplicativo que reservei um HD somente para guardar seus snapshots. Mas pode ser em outra partição também. E para isso, formate o HD ou partição no formato de arquivos
Ext4 e nomeie. Aqui deixei como "copia-linux", nomeie como quiser.
Instalação
No Ubuntu e derivados, a instalação é feita via PPA:
sudo add-apt-repository -y ppa:teejee2008/ppa
sudo apt update
sudo apt install timeshift
No Arch, Manjaro e Antergos, que antes estava disponível somente pelo
AUR, agora está nos repositórios oficiais. Para instalar:
sudo pacman -S timeshift
Em outras distros, veja sua documentação, pode estar disponível habilitando algum repositório ou somente via download.
Veja o site do projeto:
Untitled Document: TimeShift
E no GitHub também:
GitHub - teejee2008/timeshift: System restore tool for Linux
Configurações
Aqui está a parte mais importante, a configuração requer atenção.
Inicie o aplicativo, se estiver em pt-Br, principalmente para quem instalou via repositórios, ótimo. Se não estiver, basta seguir o tutorial, não é difícil.
Vejam que já tenho 3 snapshots criados. A quantidade deles, o espaço livre no HD e o local onde estão salvos. No início, estará com a lista em branco.
1. Clique no botão:
Configurações
Vai aparecer a tela abaixo:
Na primeira aba deixe marcado como RSYNC, como na imagem, porque atende à maioria das instalações.
2. Clique em:
Location
Aqui, configuramos o local onde ficarão os snapshots (formato dos arquivos para restauração). Antes, prepare um local com bastante espaço, de mínimos 20 GB ou mais. Pode ser uma partição ou HD interno ou externo. Como disse na introdução, instalei outro HD interno. A opção é sua, desde que fique seguro, é o que importa.
3. Clique em:
Agendamento
Veja a figura. Vai criar snapshots de acordo com este agendamento, marque o que achar melhor ou conforme o consumo de processamento. Se já testou e percebeu que houve um consumo de processamento que possa levar a um travamento do sistema, não deixe nada marcado, podendo executar o backup quando não estiver usando o computador. Mas atualmente, o TimeShift tem evoluído e hoje não consome tanto processamento.
* Lembre-se → marque:
Boot - Isso fará com que o TimeShift execute os backup após o boot.
Note que na primeira imagem do aplicativo (acima), tem os marcadores D, B, W e M, corresponde aos snapshots feito
Diariamente, do
Boot, da
Week (Semana) e do
Mês. Veja o que melhor lhe atende, conforme rotinas de atualizações ou mudanças executadas no sistema por você.
4. Clique em:
Filters
Aqui está outra configuração muito importante: selecionar o que vai salvar de seus arquivos e configurações.
Clique em:
Add Folders. Ou se estiver traduzido:
Adicionar pasta/diretório.
Selecione sua
Home (inclui todos os seus arquivos e configs ocultas) e Sistemas de arquivos (inclui o Boot, a raiz e aplicativos que instalou ou já vieram instalados). Veja a imagem acima, estará como positivo (+), ou seja, estes diretórios estarão inclusos para salvar como snapshots.
* Não precisa excluir nada (para não salvar), a não ser que saiba o que faz. Deixe como está na imagem acima, clique no local e digite como especificado:
5. Feche as configurações. Clique em:
Create. Ou:
Criar
Pronto! Após terminar a criação do 1º backup, seu sistema está a salvo para recuperar em qualquer situação. Os snapshots serão criados automaticamente, conforme o agendamento ou quando você escolher faze-lo manualmente.
Se precisar recuperar o sistema em uso (sim, em uso) por qualquer razão, basta clicar em:
Restaurar/Restaure
Com a experiência, poderá rever suas configurações. Eu mesmo demorei pra selecionar as pastas corretas, principalmente porque cada sistema difere um do outro. E esta configuração foi feita no Manjaro.