No artigo anterior vimos como esta forma de arte atua e também como ela é aplicada. Agora vamos aprender a utilizar partes dela em trabalhos abstratos com profundidade. Para tanto, é altamente recomendada a leitura do artigo anterior, ele pode ser facilmente acessado pelo link abaixo:
Agora que já nos aquecemos na página anterior e já lemos o artigo citado, podemos prosseguir.
Abra uma nova imagem de tamanho qualquer (como nem todos tem uma máquina potente, vamos optar por uma imagem de 500x300 pixels).
Agora escreva um texto qualquer formando uma figura sugestiva ao construtivismo (um prédio por exemplo).

No menu de filtros da imagem, selecione o filtro "Mapear Objeto", presente no submenu "Mapeamento".
Escolha um dos efeitos e faça os ajustes da maneira que lhe convier, o único ajuste padrão do exercício é marcar a opção: "Criar uma nova Imagem" (não estamos desenvolvendo nada específico, assim sendo não temos essa preocupação por enquanto).
Abaixo temos o menu da ferramenta:
Com o nosso efeito criado, é hora de adicionarmos o mesmo a nossa figura.
Copie o resultado do filtro e cole na nossa imagem principal, não ancore a camada! Crie uma nova e aplique o efeito de camada: "Diferença" (lembrando que você é livre para escolher outro efeito e também não se limitar a repetir o processo quantas vezes quiser).
O resultado sem coloração é este:
Não satisfeitos podemos ainda utilizar o filtro "Deformação interativa" (opcional) , copiar o seu resultado, desfazer o uso do filtro e colar o resultado na imagem base do mesmo jeito que fizemos anteriormente. As imagens abaixo mostram melhor o processo.
Ainda é possível usar o espelhamento (copiamos a imagem, invertemos os seus lados com a ferramenta de inversão na interface principal do Gimp) e finalmente aplicar o Mapeamento alien 2.
Caso você tenha um pincel "humano" (figura humana) e queira dar um toque de "Pop art" ao trabalho, também é possível, para tanto basta colocá-lo numa posição não muito "suspensa".
Agora você já aprendeu a utilizar de uma maneira relativamente prática, perspectiva de volume básica quando se trabalha com construtivismo.
Concluindo
O próximo artigo começará a se voltar para gente com um pouco mais de experiência de uso do software, porém não há com o que se preocupar. Será uma mudança gradual e tentará acompanhar o ritmo de aprendizado de todos os que acompanham os artigos.
Espero que alguém tenha aprendido alguma coisa e feito bom uso deste documento .