Por intermédio deste texto, pretendo compartilhar um método para construir a interface gráfica
MATE na distribuição
Slackware. A palavra grega méthodos [metá = além + odós = caminho], para além da filosofia praticada em meados do século V a.C (Magna Grécia), ocorria bastante, também, na antiga medicina hipocrática, para designar algo como "caminho, ou percurso utilizado, com rigor, para se chegar a algum objetivo com conhecimento de causa", ou então "caminho tomado para se chegar a algum conhecimento", ou, também, "artifício" (no sentido da técnica), entre outras significações que são próximas a essas.
O método aqui apresentado não é muito complicado e está ao alcance de qualquer um que se disponha a adotar os bons hábitos de ler as documentações, nas devidas fontes (sempre que possível ou necessário), e também de praticar, sempre, com muita atenção e paciência, observando cada passo dado. Antes de descrever esse caminho e o que fazer nele, cabe destacar brevemente dois pontos.
O primeiro deles é que sou um usuário comum, que só experimentou este método de construção/instalação do MATE na versão current do Slackware, que é a versão que eu utilizo no meu dia a dia. Isso não significa dizer que não se possa colocar a interface MATE na versão 14.2, dita estável, pois é claro que pode, e ela está disponível para tal (caso haja interesse, recomendo a leitura atenta das orientações dadas na página de desenvolvimento do projeto, cujo link será disponibilizado mais abaixo, ou então no link a seguir:
http://slackware.uk/msb/).
Em segundo lugar, cumpre indicar que todo o material necessário para a compilação dessa interface MATE está disponível no link github do desenvolvedor
Willy Raharjo, um dos colaboradores dessa distro
Linux e também responsável não só pelo desenvolvimento da interface MATE, para o Slackware, como, também, da interface CINNAMON.
É necessário dizer que só conheci os métodos de compilação/construção de ambas interfaces gráficas graças à generosidade e atenção do Willy, que estabeleceu uma conversa na qual me explicou alguns detalhes básicos para essas empreitadas de construção de interfaces gráficas no Slackware. Tudo isso a partir de um problema ocorrido no meu Slackware current, o que ensejou o meu pedido de ajuda a ele; há tempos.
Portanto, o que farei aqui é simplesmente apresentar da maneira mais detalhada que me for possível o "como fiz" e também o que se deve evitar fazer, para que dê tudo certo e a pessoa consiga construir o seu ambiente gráfico MATE "personalizado", se assim o desejar.