O presente artigo tem por objeto tratar do conceito do protocolo HTTP usado em páginas web. O mesmo trata de conceitos da World Wide Web, conceitos sobre a troca de mensagens cliente-servidor através do protocolo HTTP, ampliando desta forma o conhecimento e o entendimento do assunto.
Segundo (KUROSE, 2006) um servidor é uma aplicação, que espera passivamente de forma assíncrona por um conexão e não o computador em que a aplicação é executado, sendo assim, segundo (KUROSE, 2006) é incorreto afirmar que um computador com um processador rápido e de alta potencialidade de Hardware seria um servidor.
De certa forma um servidor web se divide em três partes o servidor propriamente dito a rede e o browser (cliente).Teixeira define servidor web como:
"Um servidor web está sempre em um laço infinito, permanentemente aguardando por requisições dos clientes. Nesta espera, existem alguns atrasos que são inevitáveis, como a espera pela transmissão dos dados na rede, o acesso ao disco do servidor, o escalonamento dos processos pelo sistema operacional, entre outros. O servidor, portanto, deve ser projetado de modo a atender o maior numero de requisições que lhe seja possível."
Para o cliente solicitar algo ao servidor ele utiliza métodos para fazer requisições ao servidor, assim como o servidor também utiliza-se de métodos para enviar a respostas as solicitações dos clientes, os métodos HTTP serão tratados com mais detalhes na próxima sessão.
[1] Comentário enviado por fla_torres em 31/05/2011 - 19:38h
Seria bacana incluir mais sobre os headers cache-control, vary, accept-encoding, etag, connection. É bem útil para quem se preocupa com cache e performance.