Resumindo. O que é o Woo Hoo?
O mundo
Linux ganha cada vez mais adeptos. Isto ocorre não somente pela estabilidade do Linux, mas também pela própria filosofia GNU e também porque a sociedade de informação ganha mais e mais interessados no aprendizado de novas tecnologias.
Em meio a isso vemos que na história do Linux inúmeras distribuições surgiram e também morreram. A "facilidade" para se criar distribuições Linux não poderia ser uma forma então de fragmentar o sistema ao invés de centralizá-lo e torná-lo uma ferramenta ainda mais poderosa? Na minha concepção não. As distribuições podem ter diversas finalidades próprias. É neste sentido que este novo projeto que se inicia denominado Woo Hoo Linux ganha significado.
O intuito com esta distro é conhecer o Linux, se aprofundar, desvendar o seu processo de desenvolvimento com uma atividade prática, vivenciando o dia a dia de uma distribuição, e assim somar ainda mais esforços para a comunidade Linux no seu avanço em prol do software livre.
Alguns links para conhecer o projeto:
Sítio eletrônico:
http://woohooLinux.wordpress.com/
Twitter:
http://twitter.com/woohooLinux
Grupo de e-mails para recebimento de mala direta do Woo Hoo:
http://groups.google.com.br/group/woohoo-maladireta?hl=pt-BR&pli=1
Grupo de e-mails para troca de dados entre os desenvolvedores:
http://groups.google.com.br/group/woohoo-desenvolvimento?hl=pt-BR
Como diz a apresentação no sítio eletrônico, "trata-se este projeto de um esforço pela organização de uma distribuição Linux leve e pequena, partindo de um objetivo central dos desenvolvedores que é buscar ampliar conhecimentos no que se refere a administração, programação e desenvolvimento de um sistema Linux. Desta forma, esta distro que está no início do seu desenvolvimento, não visa pois nem ser uma grande distribuição e nem concorrer com outras pequenas. Nosso intuito maior com este projeto é aprender junto com toda a comunidade Linux sempre mais a respeito do mundo do software livre".
Como posso compor o projeto Woo Hoo?
Simples. Como em toda a distro Linux as formas de contribuição são inúmeras: documentação, desenvolvimento, suporte online etc. Caberá ao interessado escolher uma forma e procurar os meios. Caso não haja uma forma, poderá se criar uma haja visto que a ideia é ser o Woo Hoo uma distro democrática, criada e desenvolvida no coletivo, sem líderes ou donos, mas de forma organizada. O primeiro passo é se cadastrar no grupo de e-mails e começar a dar ideias.
O Woo Hoo será baseado em alguma outra distro ou será um Linux From Scratch?
Quem decidirá será a comunidade em torno do Woo Hoo. Aliás, nem o nome da distro precisa ser necessariamente este.
Mas e como se organizará essa distro?
Existe uma proposta inicial de que por hora a organização mínima ocorra por e-mail para facilitar a integração dos membros do projeto. Mas após isto que a comunidade agende uma vez por ano um encontro para os seus membros onde poderiam ser discutidos os rumos do Woo Hoo, seus princípios e tudo mais que for necessário, onde se estabeleça a livre discussão sobre o futuro da distro.
Bom, resumidamente é isto. Espero encontrar muitos colegas usuários, administradores e especialistas em Linux neste projeto.
Grande abraço!