Revista Viva o Linux

Este artigo pretende iniciar um projeto, o projeto da Revista do VOL, e estamos em busca de ajuda para alcançar este objetivo.

[ Hits: 16.550 ]

Por: Perfil removido em 14/08/2007


Uma boa idéia...



Estava eu vindo para o serviço, no trem da CPTM e imaginado, bem que eu poderia estar folheando agora algo de bom conteúdo né?

Aí eu pensei com meus botões, será que existe uma revista do VOL? Ou pelo menos um projeto para que isso aconteça?

Aí eu pensei, vou mandar um e-mail para o Fábio e vamos ver o que acontece...

Vou contar como foi a conversa, entre o Fábio e eu:

Eu mandei um e-mail para o "Fale Conosco" aqui do site expondo minha idéia, falando como seria show de bola termos uma revista do VOL, com os artigos aqui do site, dicas, confs e etc acompanhando um CD que viria com pacotes necessários para fazer o determinado artigo rodar, wallpapers, screenshots, etc. Resumindo, o conteúdo do site de maneira encadernada, nas bancas ou por assinatura.

Aí o Fábio respondeu o e-mail com a seguinte mensagem:

"Olá Rodrigo,

A idéia é fantástica, tudo é possível, o problema todo é a logística. Pra rodar uma revista você precisa ter gráfica especializada nisso, distribuidora que vai levar sua revista até as bancas, departamento comercial que vai vender e atender os clientes. Enfim, se fosse um pouco mais simples com certeza já teríamos isso.

Pra você ter uma idéia, nem venda de camisa do VOL pelo site que é "moleza" nunca consegui tocar pra frente. :)

Um abraço,
Fábio"

E repliquei com esta mensagem:

"É verdade... mas com a influência do VOL e o número de participantes interessados, acredito que conseguiríamos mobilizar uma campanha para fazer o negócio acontecer, ainda que seja delegado à alguns participantes ou moderadores do VOL algumas tarefas como arrumar a gráfica, o distribuidor, etc.

Para não pesar os custos, poderíamos arrumar patrocinadores, que acredito que não será nada difícil, afinal o número de empresas de tecnologia que estão iniciando agora é grande e poderíamos focar neles.

Podemos colocar a idéia para começar a andar?"

E ele novamente me respondeu:

"Olá Rodrigo,

Hoje em dia ninguém é capaz de tomar a frente de tudo, sendo assim admito que não tenho capacidade pra estar a frente de um projeto dessa amplitude sozinho (revista). Se tiver com disposição, pode botar a idéia pra andar sim, me apresente o projeto, vamos discutindo e quem sabe sai algo de bom daí".

Foi aí que eu vi que realmente seria muito difícil encarar essa sozinho, por isso, amigos do VOL, peço a ajuda de vocês, quem puder contribuir com idéias, indicar gráficas, distribuidores, patrocinadores ou quem seja designer que possa contribuir com um GIMPzinho aí para edição de uma "revista modelo" para possivelmente termos uma reunião para discutir o assunto, por favor, não hesite em contribuir, afinal isso será para grande bem do VOL e para grande disseminação do Linux!

Muito obrigado a todos e meu e-mail fica aberto para sugestões, dúvidas ou qualquer outra coisa relacionada ao assunto.

Meu e-mail é: rodrigo.capelini@gmail.com

Abraço a todos!

   

Páginas do artigo
   1. Uma boa idéia...
Outros artigos deste autor

Quem disse que micro velho não presta?

ATI 200M + XGL no Gentoo

Placas PCI x ISA-PNP

Navegando na internet com (mais) segurança usando extensões no Mozilla/Firefox

Trabalhos gráficos no Biglinux

Leitura recomendada

Software livre: benefícios que trazem o conhecimento!

OpenSOLARIS - que sistema é esse que quer "desbancar" o Linux?

Ilegalidade em Editais de Concurso que cobrem Conhecimento em Software Específico e Proprietário

Viva o Linux é uma ferramenta útil hoje em dia?

Microsoft anuncia em sites Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por capitainkurn em 14/08/2007 - 03:04h

Adoraria ver um trabalho destes, mas o fato é que revistas técnicas dependem essencialmente de venda em banca para sobreviverem, quanto mais técnica é uma publicação menos leitores ela terá e consequentemente menos anunciantes. Se observarem a Info notarão que é uma revista que não tem um único artigo técnico no entanto é uma vitrine de anunciantes, HP, M$, Dell, Itautec, Positivo, IBM, Oracle.... são seus anunciantes frequentes por que o seu público alvo não são os profissionais de TI, e sim os usuários de TI, emfim... os que tomam as decisões. Profissionais como a maioria de nós não são compradores potenciais da maioria dos produtos das empresas que mencionei, portanto seria muito difícil para uma publicação eminentemente técnica deslanchar, a própria Linux Magazine Brasil passa por estes sufocos, basta observar que sua regularidade em banca varia.
Há excessões é claro como a Linux PC Master da editora Europa, mas notem que ela não é uma publicação puramente técnica e felizmente agora a maioria das revistas não estão mais vindo "ensacadas" o que permite que se dê uma floeada e examine-se a qualidade dos artigos antes de compra-la.

[2] Comentário enviado por capitainkurn em 14/08/2007 - 03:18h

A revista H4CK3R da Digerati por exemplo era uma das melhores publicações impressas que haviam, mas infelizmente acabou pelos problemas que citei acima. Outro ponto que deve ser notado é a postura dos leitores no que tange a anunciantes, A Linux Magazine Brasil por exemplo teve muitas críticas e até mesmo passou a ser marginalizada por muitos leitores pelo fato de haver veiculado anúncios da campanha Get the facts da M$. Acho que tal atitude por parte dos leitores apenas cria condições para estreitar ainda mais o leque de boas publicações técnicas, afinal a revista tem que viver e duvido muito que os leitores se dispusessem a pagar mais R$ 3,00 ou R$ 4,00 para que a revista seja seletiva quanto a anunciantes.

[3] Comentário enviado por capitainkurn em 14/08/2007 - 03:35h

Para que a revista do VOL tenha sucesso a primeira coisa a ser "garimpada" são tão só as empresas de software livre, (MySQL AB, Cyclades, 4Linux etc. ) elas é que literalmente sustentarão a revista e ao invés de buscar distribuí-la em banca, atingir o público alvo no ponto focal, ou seja diretamente nas empresas consumidoras de tecnologia livre, falo de distribuí-la diretamente aos gerentes e departamentos de TI, de bancos, indústrias, estatais etc. A exemplo de determinadas publicações voltadas a navegação, aeronaútica, ferrovias, indústria de base, construção, mineração, metalurgia etc.
Deste modo pode-se obter uma publicação de excelente nível técnico e autosustentável.

[4] Comentário enviado por scoob em 14/08/2007 - 07:22h

Por que a revista precisa ser vendida?

Por que não uma VolZine mensal ou bimestral?

A moda agora são as Zines digitais...GimpZine, DebianZine, etc...

Além do que se os profissionais de tecnologia não costumam comprar revistas (vide eu que não gasto um cent...), eles buscam sim na Internet as informações, que são muito mais completas (até mesmo pela falta de espaço da revista impressa).

Que acham?

[5] Comentário enviado por rafpelegri em 14/08/2007 - 07:48h

Concordo com a idéia da VOLZine. Seria ótimo ter os melhores artigos, dicas e novidades da VOL em um PDF bem organizado e guardadinho no meu pc. Pessoal para escrever artigos não falta....

[6] Comentário enviado por eraldodesign em 14/08/2007 - 08:21h

Como dizem por aí... "uma andorinha só não faz verão", concordo plenamente com esse ditado popular, mas concordo mais ainda em ajudar a executar esse projeto, transformando ele em prática sair da teória, estou certo que a comunidade VOL é grande o bastante para podermos criar alguma coisa. Por isso que todos nós juntos poderemos ir em frente, realizar mais esse projeto em nossas vidas, porque futuramente tenho certeza que a próxima geração se orgulhará em fazer parte desse mundo "LINUX", assim como eu me orgulho, porque ser Linux é ser livre.

Se depender de mim essa revista já é...

flw...

eraldodesign@hotmail.com

[7] Comentário enviado por M.Bittencourt em 14/08/2007 - 08:30h

Bom dia.

Realmente, podemos começar com uma VOLZine e caso tenhamos muitos downloads, podemos mudar pra uma revista impressa.

Na VOLZine 2, vem com o número de downloads feitos na VOLZine 1, e na VOLZine 3 vem com o numero de downloads feitos na VOLZine 2 e 1, e assim por diante, dedicando uma página as nossas "estatisticas" e solicitando patrocínio OU alguma empresa disposta a compartilhar da idéia de fazer uma revista impressa.

Acho que assim da pra crescer sem que nenhuma empresa se arrisque ou sem que nós nos arrisquemos em algo.

To por ae

T+

[8] Comentário enviado por thelinux em 14/08/2007 - 08:51h

Quantas revistas de Linux foram criadas no Brasil e a maioria fecharam.

O exemplo ótimo é a do www.guiadohardware.net. É um pdf que pode ser feito o download. Talvez uma revista no formato html ou em algum formato online.

[9] Comentário enviado por duduzinhu em 14/08/2007 - 08:55h

Concordo com a idéia da revista, também concordo com a idéia de buscar patrocinadores e creio que conseguir patrocinadores para o VOL não seria tão difícil.

Minha opinião é essa =)

Flw

[10] Comentário enviado por M.Bittencourt em 14/08/2007 - 08:55h

Bom,

Mas se for assim não se abre mais empresa de nada. Vamo ficar só com o que temos.

O viva o linux tem sempre ótimos artigos, é um ótimo site e porque não tentar?

Vamos tentar colocar essa revista pra funcionar.

[11] Comentário enviado por fulllinux em 14/08/2007 - 09:23h

Já expressei meu total interesse por email. Um VolZine seria a bola da vez para o começo de tudo!

Rafael Santana,
Linux Maníaco.

[12] Comentário enviado por engos em 14/08/2007 - 09:25h

Gostei da idéia da revista, mas da versão VOLZine seria a mesma coisa que "folhar o site".

Acredito que deve-se sim tentar e com os contatos certos a "ReVOL" tem tudo para ser um sucesso.

Podem contar comigo para muita coisa, pois no momento precisamos de mais força tarefa e depois sim pode ser fazeito um artigo falando que ela vai ser publicada e idéias de como e o que fazer serão interessantes.

[13] Comentário enviado por removido em 14/08/2007 - 09:45h

VolZine? é, é uma GRANDE idéia, mas só o pessoal do VOL baixaria, concordam?
Eu realmente acredito que isso funciona para começo, para desenhar o layout da revista, etc.
Poderíamos fazer alguns modelos em pdf para ver como que fica...
Mas sério mesmo pessoal?
Eu quero apalpar o papel, virar páginas... rsrsrs...
Acredito que o que precisamos agora é de FORÇA, por que honestamente, o conteúdo é super farto...
Então é isso, vamos mandando idéias, e vamos ver no que dá, afinal nós também não temos pressa...

Abraço à todos...

[14] Comentário enviado por jovmar em 14/08/2007 - 10:14h

Pessoal pq n fazer uma revista eletronica como a DBFreeMagazine. E de preferencia com um nome mais brasileiro do que Qualquer-coisa-MAGAZINE! ;)

[15] Comentário enviado por removido em 14/08/2007 - 10:17h

Olá Rodrigo, realmente e muito legal a sua idéia.
Acho que deveria ser criado primeiro uma revista no formato PDF, assim como na Revista GDH. Então, a partir daí, fazer uma contagem dos downloads efetuados pelos membros do VOL desta forma dependendo da quantidade de downloads efetuados poderia incentivar o investimento de patrocinadores.


[16] Comentário enviado por jovmar em 14/08/2007 - 10:18h

Só como exemplo a PHPMagazine tem o mesmo ideal voltado para PHP e pode ser tirada como exemplo! Talvez uma troca de experiencias com o pessoal da revista traga o necessário para a criação de uma versão linux.

Abs,

[17] Comentário enviado por razgriz em 14/08/2007 - 10:34h

Olá, a idéia de uma revista é muito boa mas as coisas são bem mais complicadas do que parecem, vejamos aqui:

Para termos essa revista nas bancas inevitavelmente teriamos de contar com uma editora, afinal seria praticamente impossível que nós mesmos assumamos todas as tarefas que culminariam em ver o produto no ponto de venda, isto porque todos nós (imagino eu pelo menos) temos nossos empregos e para alguns ainda faculdade etc, mais até, isso exige responsabilidade plena, se der algum problema com supostos assinantes, numeros atrasados e por ai vai, quem é que vai assumir? Acredito que ninguém daqui.

Agora o meu parecer sobre publicação online : desnecessário por já termos aqui INÚMEROS documentos expostos (em maioria muito bons até) e quem desejar pode imprimi-los e ler onde bem entender, a menos é claro se a proposta for fazer algo realmente inovador, o que eu acredito não ser viável neste momento.

[18] Comentário enviado por MPSNET em 14/08/2007 - 10:50h

Pessoal, na minha humilde opnião, não despresando a ideía inicial do nosso amigo sobre a revista, vejam se eu nao tenho razão.
Acho que investir tempo e esforços para criar uma revista, sera um tanto desnecessário, pq acredito q nem a metado dos usários comprariam esta revista, e a outra parte que comprasse, adquiriam 1 ou 2 exemplares.
Levando em conta que é mais facil pesquisar na internet do que folhear revistas, e sendo assim vc terá um conteudo mais abrangente e completo.

Pessoal, o site do VOL pra mim é uma verdadeira enciclopédia, nao vejo a necessidade de se criar uma revista. A revista teria um conteudo muito minusculo em relação ao que temos hoje nas mão, um site deste porte.

Ja que temos pessoas interessadas em por a mão na massa, pq nao tentamos descobrir novos metodos e mecanismos de fazer o VOL crescer mais (como site)

Ja pensei em uma seção de brindes, sorteando o artigo do mês, ou o .conf do mês, a dica do mês, etc....
Seria só uma brincadeira estimulando os usuários e incordando o conteúdo do site !

Desculpem se falei alguma besteira, mas acredito este ser o caminho das pedras......rsrsrs


Abraço a todos

[19] Comentário enviado por william.xp em 14/08/2007 - 11:17h

e ai galera trabalho junto a uma empresa q roda um jornalzinho especializado em mac a macnews e se tiver interesse so entrar em contato

[20] Comentário enviado por juno em 14/08/2007 - 11:36h

Fala pessoal,
Acho importante levarmos a idéia da revista em diante, mas em primeiro lugar precisamos de verba $$$, muita verba podemos mobilizar uma ação de venda das camisetas do VOL com estampas personalizadas, tipo colocar um wallpaper como estampa e reverter os valores para investir na revista, mas ainda não lançaremos a revista propriamente dita; vamos fazer uma versão em pdf; temos muito para aproveitar!
Podemos focar algumas matérias de "Casos de Sucesso" nas empresas que trabalhamos e colocar no pdf e assim amadurecer o lay-out da revista.
O que acham ?

OBS. o nome "Revista do VOL" é bem legal e brasileiro.

Rodrigo, Parabéns pela iniciativa !!!

Abraços,
Juno Kim

[21] Comentário enviado por removido em 14/08/2007 - 11:38h

Excelênte Juno...

Grande idéia...

[22] Comentário enviado por hiroyuki em 14/08/2007 - 11:40h

Pessoal, uma revista é meio complexo, pq pelo que vi o pessoal tá mais focando em conteudo e patrocinadores, quem vai bancar isso, mas e a questão de logistica? em quais cidades vão ser publicada essas revistas? e não estamos falando de uma impressão de 100, 200, 300 revistas, pode chegar a milhares. Como formalizar um projeto e apresentar para os patrocinadores, vai ter que abrir firma para controlar a renda a revista? Tem várias coisas pessoal, existe a Linux Magazine nas bancas, pq não entrar em contato com o responsável pela revista e buscar uma parceria site VOL com a Revista Linux Magazine, atualmente ela custa 13,90 ... não vem cd nem nada, é uma das revistas mais cara de informática, e doi comprar ela todo mês, mas compro pois não quero q a única revista impressa de linux do brasil suma. Agora vcs acham realmente que compartilhar lucros com uma editora é facil? Ela no mínimo vai dizer, quero tanto por mês com sua revista, se não retornar isso cancelo as publicações e pronto, eles tão pouco ligando se vc gosta de linux ou não, eles querem a grana deles e acabou.
Acho mais facil juntar forças com uma revista que já está ae no mercado lutando para sobreviver. A revista digital do Carlos Morimoto, achei ela excelente. Bem voltado pro publico que curte linux, pq não fazer uma parceria lá tb?
Acho q isso é um começo mais coerente do q lançar um novo projeto.

Mas é a minha opinião né...
Abs!

[23] Comentário enviado por jay_ro em 14/08/2007 - 11:46h

Pessoal, já existe a Revista Linux!
É grátis em PDF e livre para todos imprimirem e distribuirem.

Para além disso tem várias contribuições de brasileiros. O número 4 está quase a sair.

Visitem o site:
www.revista-linux.com

[24] Comentário enviado por raffaelfasan em 14/08/2007 - 12:41h

Idéia boa no ar \o/

Rodrigo, vou te enviar um e-mail sobre isso :D

[25] Comentário enviado por antonioclj em 14/08/2007 - 13:03h

Boa tarde pessoal. Realmente a idéia é muito boa, mas pelo que parece esbarramos em outros problemas como citado acima a logística. Pensando nisso porque não criamos a revista on-line e vendemos ela on-line mesmo? O cidadão faz o download da revista inteira ou só do artigo e faz uma pequena contribuição tipo R$ 1,00 ou R$ 2,00 reais dependendo de quanto trabalho isto pode ter gerando. Neste ponto até o criador do artigo poderia ter uma parcela financeira deste bolo incentivando ainda mais a produção de artigos para o VOL e para a revista. Para a venda on-line poderia utilizar o oscommerce www.oscommerce.com Desta forma elimina-se a logística de entrega da revista e ainda temos de onde receber contribuições. É mais uma idéia. Outro detalhe é o seguinte: Como ficaria o pagamento de impostos sendo o material vendido de criação dos próprios vendedores? Será que existe alguma lei que abone o pagamentos de impostos neste caso? Até mais.

[26] Comentário enviado por removido em 14/08/2007 - 13:10h

Olá antonioclj...

Isso é uma grande idéia também, mas ainda acredito que a idéia de estimular a venda das camisetas, e até inserir outros objetos, seria mais legal, e deixar toda parte referente à conhecimentos, tais como artigos dicas, discussões gratuito, e vender apenas se estes estiverem impressos, acompanhando cds com os pacotes pra rodar os artigos e dicas, confs, wallpapers etc...

O que acham?

[27] Comentário enviado por y2h4ck em 14/08/2007 - 13:27h

Eu em particular acho que a mídia impressa é um tanto quanto desatualizada por natureza. Quem tem acesso a saber oque é o vivaolinux, em geral são pessoas direcionadas, com facilidade de acesso à internet. No meu caso estou sempre com o pocket pc, sempre que estou parado em algum lugar estou acessando o VOL. Eu digo isso porque o que acontece, pessoal vai imprimir a revista e ela acaba se tornando um meio que vai ficar obsoleto mto rápido, enquanto que no VOL ou na internet em geral
o conteúdo vai ser sempre reciclado.

Em especial quando quero guardar um artigo que me chamou atenção, mais facil salvar no BookMarks.

Agora, em relaçào as camisetas, eu compraria com certeza ... :P


[28] Comentário enviado por pink em 14/08/2007 - 14:05h

Amei a idéia, adoro o movimento do Software Livre, tá certo que é um projeto grande mas quando Linus Torvalds criou e disponiblizou o Kernel Linux não imaginaria a grandeza que seria hoje...
Um projeto como esse exige muito tempo, pesquisas, voluntários etc, mas não é impossível.
Parabéns pela iniciativa.
Se precisar de ajuda com certeza pode contar comigo, Abraço.
michele_itarare@hotmail.com

P.S.: eu queria comprar uma camiseta do VOL tb rsrs

[29] Comentário enviado por capitainkurn em 14/08/2007 - 14:11h

Eu penso em criar uma revista sim... mas para ganhar dinheiro!
Os artigos aqui publicados já são de ótimo nível e sei que é muito trabalhoso para a Equipe do VOL avaliar e testar muitas das solucoes aqui postadas. Uma revista nos moldes da extinta Revista do Linux, porém não vendida em bancas mas de distribuicao gratuíta diretamente ao publico alvo.

Revistas como a Flap e a Forća Aérea por exemplo custam em banca menos de 10,00 isso sequer paga o caro papel couchet e a impressao de qualidade destas revistas, elas sao distribuidas gratuitamente a empresas de aviacao, e de suporte a aviacao e sao bancadas unicamente pelos anunciantes que sabem que seus anuncios serao veiculados diretamente ao publico alvo e não de forma pulverizada como uma distribuicao em banca.

[30] Comentário enviado por rogeriosims em 14/08/2007 - 14:27h

Olá a todos!
Acho a ideia da revista muito boa. mas realmente esbarramos na distribuiçãofisica. acho q inicialmente poderiamos começar com o ezine uma publicação mensal em formato pdf com as principais materias do site incluindo ai uma abordagem mais facil. esse seria o primeiro passo a meu ver.poderia tambem seruma publicação especializada somente mediante assinatura a revista seria enviada pelo correio direto. Acho q poderia ser uma publicaçao de baixo custo os autores poderiam ceder os direitos pela licença CC e a revista ia ter menos custos aliando ai uma publicaçao de baixo custo uma revista simples e objetiva, nada de paginas com cheirinho.acho que seria possivel uma revista a R$4,00 nesse formato.assinatura 12 exemplares R$60,00.nada impossivel a meu ver.Sou estudante de administração enfase marketing e fã de opensource.coloco-me a disposição para ajudar na revista.
Abraço a todos,

Rogerio
rogeriosims@gmail.com

[31] Comentário enviado por jr_roots em 14/08/2007 - 14:59h

sua idéia é legal mais esse tipo de projeto tem que ter algum diferencial pq alem de ter os artigos que ja estão aqui vão existir concorrentes como a linux magazine por exemplo

[32] Comentário enviado por juno em 14/08/2007 - 15:04h

Isso !!!
Poderíamos ter um passo-a-passo das configurações de certos servidores e publicaria na revista on-line !!!

Abraços,
Juno
junockim@gmail.com

[33] Comentário enviado por peregrino em 14/08/2007 - 15:15h

Bom Dia!

Rodrigo gostei da sua ideia e li os comentarios e é a mais pura verdade,mas agora para se faser uma revista seja ela impressa ou uma zine teria que seguir o exemplo da zine do guiadohardware.net que é uma qualidade muito boa mas e porque não fazer uma revista não so falando de linux falar e sim falar de hardware,redes,palms,hackerismo,linux e windows é isso mesmo windows mas nessa parte que da pal iriamos falar sobre interoperabilidade entre linux e windows

tendo uma parte basica e avançada e flando de tudo um pouco da para ganhar patrocinio

o que vc acha
estou a disposição para tocar isso pra frente com vc

at+

[34] Comentário enviado por winchester em 14/08/2007 - 15:38h

Uma revista dessa tenque passar por um pré-projeto.

Viabilidade
- Analisar quais são os possíveis leitores
- Quanto poderiam pagar pela revista
- Quem moderaria os artigos, não da pra por tudo aqui se não a qualidade da revista seria baixa

Custos
- Quem poderia patrocinar
- Porque ter um cd na revista? que material usar.

Veja bem que a revista do linux que era patrocinada pela Conectiva faliu porque não vendia. E eles eram uma empresa com todos os recursos que tinham.

[35] Comentário enviado por FELIPE VARALDA em 14/08/2007 - 15:43h

ideia sensacional !!!

[36] Comentário enviado por juliaojunior em 14/08/2007 - 16:58h

kara, boa idéia realmente é ... mas acho q não mais do q isso. Alguém aqui já trabalhou com algo parecido? Não é simples, legalmente é algo complicado; a parte logística sem se fala.

E a marca deste produto, a quem pertenceria? E se der prejuízo, quem é o responsável? Penso que muitas das colocações são feitas apenas pelo entusiasmo, sem haver o chão da experiência.

Isso sem pensar no óbvio: quem realmente tem interesse em Linux, e passa a usá-lo, quanto tempo depois fica sem pesquisar quase que 100% na net? Não lembro a última vez que precisei de publicação impressa para me ajudar em algo. E fazer uma revista em pdf, desculpe, REALMENTE é necessário?

[37] Comentário enviado por volcom em 14/08/2007 - 17:59h

Acho legal...

Mas muito do que procuro no VoL é pra execurtar operações no meu server ou desktop...são poucos os artigos que se dedicam somente a leitura.

Normalmente venho aqui para procurar soluções e compartilhar conhecimento com os membros, uma revista não teria o mesmo foco (ao meu ver) que hj o VoL tem...

Claro que isso não quer dizer que a revista não possa ser criada, pelo contrário, esse é mais um meio de divulgar o site e o Linux.

Percebi que foram colocados muitos impecilios...mas isso é questão de ver realmente qual a intenção de produzir uma revista, renda para o VoL? Divulgar o Linux? Acho q essas são as principais, já que qualquer outro motivo pode ser muito bem atendido incrementando o próprio site com outros serviços.

Precisamos dar um passo por vez, e como no Linux, tudo é muito bem testado antes de coloca-lo em produção...vamos fazer alguns testes, compartilhar sugestões e ver onde vamos parar ;)

Com certeza quero contribuir com o que for possível!!

Minha opinião :D

Daniel Fernandes

[38] Comentário enviado por luancfalquetto em 14/08/2007 - 18:06h

bom galera, a idéia é excelente, pena que não posso ajudar mtu, mais eu seria um cliente fiel...
mais a colocação do post acima deve ser levado em conta, pois se ter uma revista, é bem mais complexo do que administrar o site...
mais a idéia de fazer isso em pdf ficou legal...

[39] Comentário enviado por lucianoro em 14/08/2007 - 23:10h

?comentario=Adorei a idéia poderia ser feita semanalmente ou mensalmente e disponibilizada para download ou se o pessoal tiver um pouco mais de ambiçao e grana pode ser impressa e colocada na banca... mais acho que deve ser feita uma pesquisa nas universidades principalmente e uma boa divulgaçao... eu gostava muito daquela h4ch3r que tinha nas bancas... e concerteza comprei a do vol se sair abraço. pt saudaçoes

[40] Comentário enviado por robersonfox em 15/08/2007 - 01:18h

GoOd

[41] Comentário enviado por trewx em 15/08/2007 - 08:06h

Olá pessoal, sou novo no acesso ao VOL mas gostei muito dessa idéia!
Se precisarem de ajuda para o conteúdo estou disposto a ajudar.
Até!

[42] Comentário enviado por peregrino em 15/08/2007 - 15:02h

opa pessoal estava pensando nisso se for impresso por causa de custo poderiamos fazer com um papel igual de jornal e se colocar conteudo bom tando para desktop quanto para servidor e segurança programação etc vai ter bastante patrocinio porque vai vender bem e quanto aoo CD teria uma ISO no site para ser baixada ou se for programas diversos teria links para eles para o pessoal do acesso discado

at+

[43] Comentário enviado por rfranzen em 15/08/2007 - 17:11h

Pessoal, desculpem se vou parecer chato ou estraga-prazer, mas vamos colocar os pés no chão.
Hoje em dia não se faz nada sem dinheiro. Uma revista então.. MUITO dinheiro. Patrocinadores? convenhamos, pouquíssimas empresas teriam interesse em anunciar numa publicação voltada para técnicos. Papel de jornal? desculpa peregrino, mas ai a revista não iria durar nada.
Como foi citado acima, mídia impressa fica defasada muito rapidamente, e quando um problema aperta, é muito mais simples acessar o conteúdo pela internet do que ficar folheando revistas (quando você lembrar revista fala do assunto).
A idéia da zine é a mais interessante, quem quiser imprimir, tem a possibilidade, quem quiser ler no palm, no notebook ou sei la onde...

Acho que antes de encontrar mais formas de "jogar" conteudo na internet, temos que encontrar formas de tornar as informações já disponíveis mais acessíveis aos novatos. Quantos aqui ajudam novatos com dúvidas? Uma vez tinhamos uma comunidade forte no irc no canal do #vivaolinux. Hoje aquilo está morto, ninguém acessa. A comunidade do vol está separada. de que adianta atirar um pra cada lado? temos que mirar no mesmo alvo e atirar juntos.

[44] Comentário enviado por msscesario em 15/08/2007 - 20:33h

Opa...

Fala comigo !!! ja que naum temos din din, firmamos contratos com grandes revistas, tipo INFO, ate por que seria pouco no ponto de vista que começariamos com uma pagina .
isso naum e dificil naum e so corre atraz ...

inte

pensa ai ...

[45] Comentário enviado por pjviana em 16/08/2007 - 00:05h

?comentario= Amigos, temos que ter os pés no chão!
Porque não criarmos uma pulbicação como a do Carlos Morimoto a Revista Digital??? Acho que é o que podemos fazer até o memento, pois todos podem contribuir, e teria uma "equipe" para selecionar os artigos e cuidar da editoração.

O que me dizem ?

[46] Comentário enviado por linuxtb em 16/08/2007 - 00:17h

Amigão, To aqui pra ajudar no que for possível, até porque o Vol é o meu jornal diário e de toda e qualquer hora.

No que eu puder ajudar pode contar comigo.

Abraços.

[47] Comentário enviado por digaos em 16/08/2007 - 10:52h

Estava aqui pensando ... tem a possibilidade também, e porque não, de se poder fazer tipo um livro com o melhor dos melhores de tudo o que já foi colocado aqui ... não precisaria ser algo mensal e teriamos algo impresso de ótima qualidade ....

até ...

[48] Comentário enviado por trewx em 16/08/2007 - 10:54h

Oi pessoal!
Pensando muito sobre esse assunto... sabe que cheguei na seguinte conclusão:
o VOL já é uma tremenda revista on-line interativa!
Pensem bem... tem dicas, podemos fazer perguntas e obtemos respostas até que muito rápidas... recebemos e enviamos críticas e sugestões facilmente... passamos e recebemos conhecimentos diversos sobre programação e as vezes contamos umas mentiras pra turma animar... vários wallpapers, Screenchots, temos simulado no site, etc.
Queremos mesmo uma revista ou alguma outra coisa parecida...
Bem é apenas a minha opinião. Gostei muito dessa idéia! Mas acho que já vivemos ela aqui no site vivaolinux... eh, eh!
Até!

[49] Comentário enviado por alphazzz em 16/08/2007 - 13:14h

Eu na minha humilde opinião, concordo com as idéias de unir forças, afinal é mais simples ter artigos daqui publicados em uma revista já existente com seus devidos créditos, do que abrir uma empresa,, na minha concepção uma revista é uma empresa que visa lucros, e isso da muito trabalho e creio que a maioria aqui já tem muito como eu que trabalho de dia e faço faculdade de noite.
Realmente é uma ótima idéia ter esse conteúdo em mãos, mas acredito que seja uma ótima idéia inviável até então.
Estou disponível pelo e-mail/msn:alpha4z[arroba]hotmail.com

Ricardo Guimarães
4ºSem. Sistemas de Informação

[50] Comentário enviado por nocyvo em 18/08/2007 - 00:10h

qlq coisa to dentro, parte gráfica manjo um poko só q em PH e Corel.

mas assim de inicio poderia fz como o GDH, onde ele disponibiliza em downloads suas revista. q 6 acham?
qlq coisa meu emécene eh elmoytha[arroba]hotmail.com


vlw

[51] Comentário enviado por rfranzen em 21/08/2007 - 08:35h

Vou aproveitar a boa discussão aqui e divulgar a lista de discussão que criei.

http://groups.google.com/group/vivaolinux?hl=pt-BR

Acho que está faltando um canal mais direto e ágil de comunicação aqui no VOL. Convido a todos para participar.

[]'s

[52] Comentário enviado por M4iir1c10 em 24/08/2007 - 11:13h

Se vcs fizerem isso por dinheiro nao vai dar certo, se as pessoas envolvidas fizerem isso porque gostam e querem realmente se dedicarem a algo que gostam entao vai dar certo...

Digo isso porque sei que qualquer negocio que vc inicia se vc nao gostar de fazer o trabalho vc vai perder a paciencia de ver investimento sem retornos imediatos, se vc faz por prazer vc nao vai estar nem ai com o tempo que vc vai dedicar a isso ou o dinheiro que vc vai ter que desembolsar no inicio, porque esse e o seu prazer, o retorno sera certo embora nao ha curto prazo...

Vejam esses exemplos as revistas AKIRA da Editora Globo e H4K3R da Digerati eram sensacionais, mais por motivos ocultos ate hoje simplesmente deixaram de existir, abandonando uma multidao de fans...

Pelo fato da revistar ser tecnica nao quer dizer que nao va vender... a H4CK3R era puramente tecnica mais vendia...e diga-se de passagem acabou quando estava no auge, porque? certamente a empresa Duomo que comprou parte da digerati apostou na h4ck3r e quando nao teve o retorno esperao simplesmente terminou... estavam eles com a mesma essencia que a h4ck3r original tinha? o prazer de compartilhar conhecimento ou o retorno financeiro esperado?

Olha um exemplo de "fazer o que gosta e ganhar dinheiro", hak5 comecou com 3 jovens fazendo um videozine puramente tecnico, sem recursos avancados e sem patrocinadores hoje tem varios eventos transmissao ao vivo, lan-parties, etc e um monte de patrocinadores... vejam que no primeiro videos os patrocinadores eram eles mesmo zuando... hoje na propria home page dos caras vemos o monte de anunciante...

www.hak5.org

[53] Comentário enviado por PUROOSSO em 26/11/2007 - 13:41h

Revista do Vol!! Ótima idéia, desde que seja uma revista física. Não acho que vale à pena um zine ou qualquer outra coisa virtual, se já temos o site! Se alguém quiser arquivos organizados e companhia, copie do site e organize em sua máquina. Vamos unir as forças e colocar essa revista pra frente!! No que precisar de mim, estou aí!! Messenger: oo_junior(arroba)hotmail.com

[54] Comentário enviado por albfneto em 01/07/2008 - 16:18h

Acho a revista uma boa idéia. temos massa crítica de autores e facilidade para finaciamentos e para editar.
Bom, com os arquivos, o site do VOL é uma espécie d erevista técnica Virtual.
Sou cientista químico. Publicamos artigos científicos em revistas impressas, mas também outros em revistas que só são online.

[55] Comentário enviado por albfneto em 01/07/2008 - 16:19h

Acho a revista uma boa idéia. temos massa crítica de autores e facilidade para finaciamentos e para editar?
Bom, com os arquivos, o site do VOL é uma espécie d erevista técnica Virtual.
Sou cientista químico. Publicamos artigos científicos em revistas impressas, mas também outros em revistas que só são online.

[56] Comentário enviado por jsdan em 20/07/2009 - 07:28h

Boa idéia, eu tenho um colega que tem gráfica quem saber todos nós sentado poderiamos levar essa boa iniciação para frente.
Meu filho estuda web designer. eu administração de Sistemas, já concluído.
Quem sabe conversando com todos poderiamos chegar à um acerto final.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts