Dia é um software de diagrama desenvolvido em GTK+ sobre licença GPL. Ele é uma ferramenta similar ao Microsoft VISIO, porém cada um com suas particularidades.
O Dia oferece recurso para a construção de diversos diagramas, tais como: diagrama de Entidade-Relacionamento, diagramas UML, fluxogramas, diagramas de rede dentre outros.
Para mais informações:
site oficial do dia
Sobre o tedia2sql
O
tedia2sql é uma ferramenta que permite criar base de dados através do Dia, ele converte um diagrama de Entidade-Relacionamento (ERD - entity-relationship model) para SQL DDL "script" para vários bancos de dados, como por exemplo: Sybase 95%; Postgres; Oracle; DB/2; MS-SQL; MySQL; Informix; Ingres 75%; SAS.
Para mais informações:
site oficial do tedia2sql
Instalação no Debian
Instalando o dia:
# apt-get install dia
Instalando o tedia2sql:
# apt-get install tedia2sql (no Debian versão de testing e unstable)
Acessando o Dia
1. Acesse o Dia;
2. Selecione o tipo de diagrama tedia2sql, conforme figura ao lado;
Abaixo da seção do tedia2sql foram apresentados 4 objetos, sendo o 1° para criação de tabela, 2° para ligação entre tabelas, 3° seqüência e o 4° para inserir valor.
Criando o Entidade-Relacionamento
Para facilitar o entendimento serão criadas duas tabelas que se relacionam, conforme a figura abaixo:
Como podemos verificar na figura acima, um registro da tabela ufs (Unidade Federativa) pode relacionar-se com o registro da tabela cidades.
Para criar uma tabela, selecione o objeto tabela e clique dentro da área de desenvolvimento, para acessar as propriedades dê um duplo clique sobre a tabela desejada.
Para criar a tabela ufs (Unidade Federativa):
1. Crie a tabela, acesse as propriedades e selecione a aba Classe, no campo Nome da Classe (informe ufs).
2. Para criar o campo uf, acesse a propriedade e selecione a aba atributos, clique em novo, no campo nome informe o uf, no campo tipo informe varchar(2), no campo visibilidade selecione protegido, o que o definirá como chave primária.
3. Para criar o campo descricao, acesse a propriedade e selecione a aba atributos, clique em novo, no campo nome informe o descricao, no campo tipo informe varchar(30).
Para criar a tabela cidades utilize o exemplo da tabela ufs.
Para informar que o atributo é chave primária, na propriedade do objeto selecione a aba atributos e marque o campo visibilidade como PROTEGIDO, conforme figura abaixo: