Esta dica é para quem tem internet discada. Os downloads podem melhorar bastante usando o
Aria2. É um gerenciador de downloads que suporta HTTP/HTTPS/FTP/BitTorrent/Metalink. A maior vantagem é que podem ser usados múltiplos links, assim quando um estiver com baixa transmissão os outros compensam, e o download pode ser retomado do ponto em que foi interrompido (por falhas na conexão ou por comando do usuário: ctrl +c).
Não transformou meu telefone em banda larga, mas consigo manter médias consistentemente acima de 5 Kb/s (o que é difícil com as linhas ruins aqui de Alagoas), com vários picos acima de 8 Kb/s (eu uso kernel 2.4, que é muito mais rápido em internet discada).
O link do site é:
Tem pré-compilados para as distros Debian e RPM. Senão, baixe o source
e compile:
$ ./configure && make
Depois:
# make install
Eu sempre faço pacotes para Slackware com "checkinstall -y -S" ou "makepkg", mas o "make install" já instala tudo.
Embora em modo texto, é facílimo de usar, em qualquer terminal:
$ aria2c url/do/arquivo/desejado
Podem ser misturados protocolos de html e ftp, separados por um espaço.
Ex.: aria2c http://AAA.BBB.CCC/file.zip ftp://DDD.EEE.FFF/GGG/file.zip.
Não sei qual é o limite de endereços, quando possível, baixo de uns seis ou
sete.
Tentei usar ele uma vez. Ainda prefiro o ORBIT DOWNLOADER (gerenc. Alienígena) via Wine. No windows ele é de longe o melhor (o unico q presta, e como presta), e no linux até agora, se for considerar aquelas bixeiras como gerenciadores (d4x, kget...) o Aria é superior, leve e "meio confuso no começo" mas depois vai embora, porem perdendo para o nosso amigo "alienígena" pois com ele consigo sempre a taxa maxima entre o link e minha ADSL.