Bom, primeiramente precisamos ter o
Monodevelop 4.0 instalado no seu
Ubuntu, para isso teremos que adicionar o
repositório do monodevelop que encontrei no
launchpad.net, é muito simples. Basta adicionar via linha
de comando:
sudo add-apt-repository ppa:ermshiperete/monodevelop
Vamos atualizar:
sudo apt-get update
E agora instalar o monodevelop:
sudo apt-get install monodevelop
Pronto! O Monodevelop atual nós já temos, agora precisamos de instalar o
MonoGame SDK para
Linux e para isso encontrei a
solução, que é instalar esse comando via apt-get (para usuários Ubuntu):
sudo apt-get install libmonogame-cil-dev monodevelop-monogame
Usuários Debian devem instalar com esse outro comando:
sudo aptitude install libmonogame-cil-dev monodevelop-monogame
Agora é só entrar no site
www.monogame.net/downloads/ e baixar em development
builds o "MonoGame for Monodevelop Linux", é um arquivo bem leve, apenas o MonoGame content, o cara que irá gerenciar em nosso projeto
de criação de jogos a organização dos conteúdos de assets, imagens, sprites, sons e modelos 3D.
Para instalar o .mpack do site do monogame.net é só abrir o monodevelop e ir em:
Gerenciador de plugins > Adicionar > Install from file
e adicionar o arquivo .mpack.
O MonoDevelop irá instalar o gerenciador de conteúdos para fazer algo que se chama de content pipeline, que é organizar os assets do nosso
jogo e deixar o projeto mais organizado.
Em breve trarei artigos sobre criação de jogos no Linux.
Até mais, espero que tenha ajudado.