Após impossibilidade de abrir e rodar quaisquer das imagens
ISO de distros e utilitários que dispunha incluídas em pendrive com Ventoy (para múltiplas distros) ou outros pendrives bootáveis com apenas uma
ISO e posteriormente muita pesquisa tanto em português como em Inglês, finalmente consegui rodar a versão LIVE e completar com sucesso a instalação do
Linux Mint LMDE 6 alcançando mas não ultrapassando a etapa da primeira reinicialização com o sistema instalado no HDD mesmo sem erros.
Cheguei a fazer duas alternativas de instalação, a primeira optando pelo particionamento manual com partições separadas para o raiz (/), para /home e outra para swap. Esta foi a primeira tentativa.
Mesmo não havendo ocorrido erros durante a instalação, ao não conseguir completar a reinicialização, decidi fazer nova tentativa deixando ao instalador fazer tudo automaticamente, ocupando todo o HDD. Neste caso novamente a instalação ocorreu com sucesso e sem quaisquer mensagens de erro porém novamente não foi possível reinicializar. Na instalação com particionamento manual, usei o particionamento mais antigo com base no MBR, enquanto a instalação com particionamento automático pelo instalador foi pelo método EFI. Depois destas duas ocorrências, parti para a pesquisa tentando encontrar outros casos semelhantes e as soluções encontradas. Cheguei a encontrar algumas poucas matérias porém sem muitos detalhes.
Por esta razão parti para a
solução pelo uso de cheatcodes onde usei como base de partida os cheatcodes utilizados na alternativa em modo de compatibilidade. A partir day, o encontro da solução foi por experimentação e erro em função dos recursos que eram ou não operacionais após a inicialização da
versão LIVE, como rede, wifi e Bluetooth.
Algumas observações importantes:
- O NoteBook Sony Vaio entre todos os Pc's em que rodei ou instalei alguma distro Linux desde 1999, este foi indiscutivelmente o segundo mais complicado que já enfrentei. Muito poucas vezes precisei usar novamente cheatcodes para conseguir rodar. Em alguns casos, lembro de haver precisado usar o modo de compatibilidade, mas foram poucas as ocasiões.
- De todas as distros que tive a paciência e tempo de testar, conseguindo inicializar em modo LIVE, tanto usando pendrive bootável como usando pendrive com múltiplas alternativas de distros (Ventoy), a única que consegui a inicialização completa mesmo usando uma combinação de 4 cheatcodes foi o Linux Mint LMDE 6. Algumas das outras consegui abrir algumas telas iniciais porém a única que completou a inicialização e chegou à etapa da instalação no HDD foi o LMDE 6. Não cheguei a testar versões anteriores do LMDE que já havia instalado em outras máquinas, por ser uma das poucas que tem a disponibilidade de versões atualizadas para 32 e 64 bits.
- Todas as outras que tinha disponíveis falharam, inclusive Debian, PartedMagic, Boot Repair, Slackel, openSuse, Linux Lite, Mint (não LMDE), Fedora, Zorin, Supergrub2, systemrescue e até mesmo varias versões do Ubuntu que reconhecidamente tem uma das melhores senão a melhor capacidade de reconhecimento de hardware.
- Não consegui identificar as eventuais causas de bloqueio possivelmente provocadas por particularidades do hardware ou de BIOS para causar tais dificuldades.
- Sem usar os 4 cheatcodes para substituir o "quiet splash" no GRUB, muitas ou diria a grande maioria das distros testadas, nem mesmo chegava à abertura da tela de opções de inicialização do GRUB para permitir a inclusão dos cheatcodes e tentar conseguir rodar a versão LIVE.
- Tentei inclusive partir direto para a instalação em vez de passar primeiro pela versão LIVE, com a mesma dificuldade (ou impossibilidade). Tentei até mesmo partir para instalação em modo OEM quando havia esta alternativa, porém também sem sucesso.
- Não encontrei informações detalhadas com instruções de instalação para Sony Vaio em fontes locais nem do exterior.
- Quem confirmou minha suspeita de que a solução seria re-editar o GRUB para incluir os mesmos cheatcodes depois de instalado no HDD mas antes da reinicialização, o que seria possível usando novamente o LMDE LIVE para conseguir alterar o arquivo /etc/default/grub, foi o Co-pilot da Microsoft (por mais incrível que possa parecer).
- Após esta instalação do LMDE com sucesso, parti para a instalação do Linux Mint 21.2 porém não consegui o mesmo resultado. Não cheguei a testar outras versões mais antigas do Linux Mint, além da 19.3 (que também não consegui completar) pois o interesse maior era conseguir alguma versão de distro totalmente atualizada. Depois vou detalhar mais e possivelmente publique uma outra dica ou artigo aqui no VOL.
O
Notebook Sony Vaio modelo PCG-6131L ( VPCEA24FM) com data de fabricação 07/2010 equipado com Intel Core i3 e 6GB DDR3 RAM , BIOS American Megatrends Inc, datada de 05/05/2010 está funcionando com LMDE 6, surpreendentemente bem, com boa performance e bateria original ainda operando (obviamente que não deve ter mais a sua capacidade nominal).
Antes que esqueça ou consiga publicar um artigo mais detalhado, os 4 cheatcodes que operaram o milagre, foram "nomodeset", "noapic", "noacpi" e "nosplash" que devem ser digitados no lugar de "quiet splash". Dependendo da distro a ser testada ou instalada, a edição dos cheatcodes será feita usando a tecla "Tab" ou "e" (para edit) na primeira tela do GRUB.
Nenhum comentário foi encontrado.