Nunca execute esses comandos:
# chown -R root:root /
# mount -o remount, rw /
# reboot
O mount -o remount / isoladamente em certos casos até é válido - se você souber o que está fazendo -, mas os 3 comandos seguidos quebram qualquer sistema
Linux.
O "
chown -R root:root /" muda recursivamente o dono e o grupo de todas as pastas do diretório raiz (/), coloca tudo como usuário root e grupo root. O chown (Change Owner) muda o dono e/ou o grupo.
O "
mount -o remount,rw /" remonta o diretório raiz com permissão de leitura e escrita.
O "
reboot", no terminal, reinicia o sistema sem verificação alguma, por isso é melhor sempre, no terminal, reiniciar com "
shutdown -r now".
Ao reiniciar após esses três comandos já vem tudo mudado e o sistema vai se perdendo aos poucos, vai "derretendo", ainda dura uns dias, até um mês ou mais (dependendo do sistema), mas chega num ponto em que os erros serão tantos que só formatando e instalando do zero.
Mesmo que você dê somente "chown -R root:root /" já faz um belo estrago no sistema ao reiniciar e aí tanto faz se é com reboot ou com com shutdown -r now.
Com o tempo você nem sabe mais a origem dos problemas e daí cada solução apresentada pode ferrar mais ainda o sistema.
Por exemplo, você dá um "apt-get update" (ou com yum, rpm etc, tanto faz o sistema) e começa a aparecer "permissão negada" e o pacote da atualização ou instalação instala meia-boca. Além de várias outras coisas.
O Linux é hierárquico, cada diretório e arquivo tem seu dono e seu grupo, e com esses comandos você bagunça tudo e o sistema vai derretendo aos poucos.
Tenha cuidado quando alguém propõe esses comandos como solução de alguma coisa.
Talvez com o tempo os desenvolvedores consertem isso.
Boa tarde, eu discordo da última linha:
"Talvez com o tempo os desenvolvedores consertem isso."
A sua dica é válida sim! Porém isso não é problema dos desenvolvedores, o que o usuário faz com o Linux dele é problema dele, é por isso que chamamos o root de "super administrador" porque ele executa ordens sem restrição e sem questionamento, já é assumido que o usuário saiba o que ele está fazendo antes de executar cada comando.
Agora se você se refere a Linux para iniciantes aí sim estamos falando de leiguice, pois o iniciante não tem noção do que os comandos fazem e podem ser ludibriados por alguém na internet a executar um código malicioso na sua máquina.
O legal de se usar Linux é que nós não somos restringidos pelos seus desenvolvedores, se a gente quiser destruir o próprio sistema a gente pode.