Um mini-guia para fatos não abordados nessa dica:
O Vorbis tem qualidade e compressão superior ao mp3, mas não é algo novo. O vorbis é um codec de áudio muito velho. E mesmo assim ele é concorrente direto de codecs de áudio recentes, como o AAC, devido ao seu ótimo plano de desenvolvimento. Ele é um projeto que inclui:
* Um padrão avançado sobre como o áudio deve ser compactado (principal motivo pela sua superioridade ao mp3)
* Um codec de código-fonte aberto disponibilizado sob uma licença permissiva que implementa o padrão
** Tem ótima qualidade e apesar de estável, seu desenvolvimento continua ativo para aperfeiçoar sua qualidade
** Possui uma versão que foi feita para rodar em computadores sem unidades de ponto flutuante (geralmente dispositivos portáteis, como mp3)
* Uma comunidade dedicada a apoiar o projeto, disseminando sua qualidade
Quando uma pessoa X grava um som, esse som é o registro mais fiel que ela possui disponível, e se ela converter esse registro para qualquer outro formato de compressão com perdas (o mp3, o vorbis, e o aac, por exemplo), informações serão perdidas, e se uma pessoa Y pega o registro de baixa qualidade e tenta converter para Vorbis, ele não poderá recuperar a informação que só estava contida no formato original.
O que isso significa? Que você não vai conseguir melhorar a qualidade de suas músicas mp3 convertendo-as para vorbis, mas já que a compressão do vorbis também é superior, você poderia converter para vorbis mantendo a qualidade aproximada do mp3, e nesse caso o arquivo ficaria menor. Como descubro o valor que define a qualidade aproximada? Você pode testar um por um, pois não há meio exato para isso, mas você também pode usar uma tabela de referência para auxiliá-lo. Eu já pensei em fazer um codec especializado para essa tarega, mas estou sem tempo no momento, e ainda não atingi um nível de conhecimento suficiente para realizar essa tarefa.
Fica aí o complemento a tua dica, e o link para um artigo que eu publiquei para os mais curiosos:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Entendendo-os-codecs-os-containers-formats-e-por-que-o-Ogg-e-tao...