Patch de 4 linhas para acelerar o Linux (Fedora 14)
Certo dia, vi uma notícia bastante animadora: um patch de apenas 200 linhas de código do kernel Linux capaz de melhorar o desempenho do sistema em até 60x (isso mesmo, sessenta). É uma pena que, pra testar, seria necessário fazer o download do kernel, aplicar o patch, configurar, compilar e torcer pra dar certo...
Foi então que li esta notícia em que um desenvolvedor da Red Hat mostrava como conseguir resultados ainda melhores utilizando apenas 4 linhas de código (na verdade são 6, como vocês verão depois) no espaço do usuário, o que quer dizer que pode ser feito no kernel padrão (e não precisa nem reiniciar o computador).
É óbvio que eu fui testar na mesma hora no meu Fedora 14. Os procedimentos não funcionaram de primeira, investiguei e achei uma postagem que explicava que o problema era causado por uma particularidade do Fedora, especificamente as versões 13 e 14, onde o cgroup fica configurado em /cgroup ao invés de em /sys/cgroup.
Com poucas modificações, consegui finalizar a configuração e, devo dizer, me surpreendi muito com o resultado.
Agora, chega de papo-furado. Para habilitar esse recurso no Fedora 13 e 14, faça o seguinte:
# yum -y install libcgroup
# service cgconfig restart
# chkconfig cgconfig on
# touch /etc/profile.d/speedup.sh
# chmod +x /etc/profile.d/speedup.sh
Depois, edite o arquivo /etc/profile.d/speedup.sh e adicione as 4 linhas abaixo.
if [ "$PS1" ] ; then
mkdir -m 0700 /cgroup/cpu/user/$$
echo $$ > /cgroup/cpu/user/$$/tasks
fi
Depois, edite o arquivo /etc/rc.local e adicione as 2 linhas abaixo.
Não é necessário reiniciar o computador para testar os resultados, basta executar o comando abaixo (como root) e depois fazer logout.
# bash /etc/rc.local
A diferença é imediata. O sistema vai responder muito mais rapidamente, dando a impressão de que você está utilizando outro computador, muito mais poderoso.
[1] Comentário enviado por eldermarco em 09/12/2010 - 11:17h
Eu já cheguei a fazer esses procedimentos, mas no meu caso, não notei grandes diferenças.. =/
Aliás, esperava que o login fosse mais rápido também, mas continua lento. Ouvi algo sobre se notar essa diferença mais quando se tem muitos aplicativos abertos, o que não é o meu caso. Pode ser isso, sei lá.
[2] Comentário enviado por davidsonpaulo em 09/12/2010 - 11:36h
Elder, até agora eu realizei esses procedimentos em dois computadores: na minha estação de trabalho da empresa e no netbook de casa. Na estação de trabalho a diferença foi gritante, mas no netbook de casa não houve nenhuma melhora perceptível. A maior diferença entre esses dois computadores é o acelerador gráfico (placa de vídeo). Talvez em computadores com vídeo furreca esse patch não consiga fazer muita diferença.
Mas é uma placa on board. No entanto, isso não está ligado diretamente ao acelerador gráfico, está? Bom, não li os pormenores desse patch, então não sei exatamente o que ele faz para aumentar tanto o desempenho assim.. =)
[4] Comentário enviado por removido em 09/12/2010 - 13:02h
Apliquei o Patch no Ubuntu, o ganho foi perceptível.
O tempo de resposta diminuiu na abertura de aplicativos pesados (como o OpenOffice) e cálculos complexos com a planilha eletrônica.
O Synaptic, por exemplo, abre quase que instantâneamente. Sem exageros pessoal, por incrível que pareça.
[5] Comentário enviado por removido em 09/12/2010 - 13:52h
No mint 10, maverick 10, o ganho só ocorreu com aplicativos pesados, como disse o colega izaias. De resto, nada assssssim tão esplendoroso mas já é alguma coisa... Embora não tenha chego aos pés do mepis linux 11 com seu kernel patcheado nao-sei-com-quê ultra rápido.
[12] Comentário enviado por removido em 10/12/2010 - 10:39h
Muito bom né Pinduvoz!
Aliás, esqueci de cumprimentar o Davidson.
A maioria dos sites só disponibilizaram o Patch já adaptado para o Ubuntu(ou Debians-Like), mas e os outros sistemas? Só existe Ubuntu?
Ótima Dica Davidson!
(Dicas deveriam ter opção de nota, são tão importantes quanto os Artigos)
[14] Comentário enviado por batista em 11/12/2010 - 15:28h
Excelente Dica. Parabens ao davisonpaulo.
Segui a dica tambem do link http://blog.coderepository.net/2010/11/19/otimizando-o-kernel-de-seu-desktop-linux/ , para testar no meu Zenwalk Linux 6.4 e nao deu nenhum erro apos reiniciar o sistema.
Conforme fui usando os programas(OOffice,vlc,Icecat,)o sistema respondeu muito bem,mesmo meu notebook tendo uma placa VGA da SiS e chipset tambem com apenas 750 de RAM.
Se alguem conseguiu testar no Slackware e teve sucesso e bom comentar...
[17] Comentário enviado por jucimar_setubal em 27/12/2010 - 18:46h
Olá Davidson!
Estou utilizando o Fedora 14, fiz o passo-a-passo para habilitar este recurso e sempre aparece este erro:
"mkdir: é impossível criar o diretório "“/cgroup/cpu/user”": Arquivo ou diretório não encontrado
mount: o ponto de montagem “/cgroup/cpu/user” não existe
chmod: impossível acessar "“/cgroup/cpu/user”": Arquivo ou diretório não encontrado"
Tentei manualmente fazer as alterações com o chmod nas pastas, mas não conseguir exito. Sou iniciante, buscando grandes mudanças.
Se puder me ajudar a corrigir para habilitar o recurso eu agradeço.
[19] Comentário enviado por jucimar_setubal em 27/12/2010 - 22:55h
Sim!!! Executei todos os passos como o instruído Davidson. Sei também que "#" faz parte do linux no momento em que você passa para o modo root.
Estava neste momento verificando no "top" - Gerenciador de serviços se havia sido iniciado e não encontrei, ele fica no gerenciador?
Ainda continua aparecendo a mesma mensagem, será que não é justamente as permissões?