É bastante simples resolver esse problema, apesar da grande confusão que muitos fazem quando se deparam com esse problema.
Lembrando que isso é uma dica, então não entrarei em detalhes de como baixar os fontes do kernel e recompilá-lo, como montar os compartilhamentos de rede do
Samba, instalar os programas necessários e configurar o Samba, para isso temos vários artigos aqui no VOL que podem ser consultados. Se houver muita dificuldade para a realização dessa configuração, posso escrever um artigo completo ensinando detalhadamente como fazer cada passo.
Bem, vamos ao que interessa. Estou me baseando em testes realizados montando compartilhamentos de sistemas Windows NT4 (Inglês), 9x e W2k (Português Brasil), todos com sucesso total.
Para que o acentos sejam vistos corretamente é preciso recompilar o kernel. Como a maioria das distribuições ou 100% delas, o
Debian também não vem configurado com o
codepage de acordo com a nossa língua, portanto a acentuação não funciona corretamente, não é exibida corretamente quando montamos compartilhamentos de rede ou até em alguns casos nem é possível montar os compartilhamentos por causa dos acentos contidos neles.
Primeiro configure seu sistema
GNU/Linux corretamente.
Reconfigurar os
locales para iso8859-1. Para quem usa Debian:
# dpkg-reconfigure locales
Na tela onde diz "Selecione os locales a serem gerados", selecione pt_BR ISO-8859-1 e depois na tela seguinte onde diz "Qual locale deverá ser o padrão do ambiente do seu sistema?", selecione PT-BR.
Reconfigurando o kernel:
Em File "Systems/Network File Systems", habilite a opção
smbfs (smb file system Support).
Na opção que apareceu abaixo, "Default NLS Option", coloque o codepage do seu sistema Windows, geralmente é o cp850.
Agora vá em "File Systems/Native Language Support" e marque a opção "Default NLS Option" como "iso8859-1", marque também as opções "Codepage 850 (Europe)" e "NLS iso8859-1" como built-in.
Recompile e instale o novo kernel.
Configuração do Samba:
Inclua as seguintes linhas na Seção Global do Samba: