Cisco - Reload, um comando simples que pode salvar sua vida
Sempre que for configurar um roteador, onde ocorrendo uma falha na configuração poderá deixá-lo trancado no lado de fora, é aconselhável que utilize o comando "reload". Esse comando reiniciará automaticamente o router em "N" minutos.
Caso termine a configuração você pode cancelar a reinicialização automática, ou se, infelizmente, acontecer de ficar preso pelo lado de fora, basta apenas esperar um pouco que o router reinicialize e volte ao normal, com as configurações antigas.
Exemplo: imagine que você irá configurar ACLs em um router. Estas, como todos conhecem, sempre pregam peças e acabam deixando você preso pelo lado de fora. Quando isso acontece é preciso ligar para alguém para desligar e religar o router.
Agora imagine que no local não tenha ninguém e que o lugar é muito distante de onde você está. Situação difícil, hein? Então para isso não acontecer, utilize o comando "reload" =)
router# reload in 5
Reload scheduled in 5 minutes by vty0 (208.89.111.2)
Proceed with reload? [confirm]
***
*** --- SHUTDOWN in 0:05:00 ---
***
Isso reiniciará automaticamente o router em 5 minutos. Agora imagine que ocorreu tudo perfeitamente, as ACLs deram certo, então agora é preciso cancelar a reinicialização. Para isso utilize o "reload cancel":
router# reload cancel
***
*** --- SHUTDOWN ABORTED ---
***
Geralmente eu faço as ACLs normalmente e ativo o reload apenas quando irei aplicá-las na interface, se depois de aplicar a ACL a tela do telnet travar, levante e vá tomar um cafezinho, logo logo você volta e tudo estará normalizado. =)
Outras dicas deste autor
Quotas de disco no OpenBSD
Adicionando SWAP no OpenBSD
Servidor NFS no OpenBSD
Adicionando e apagando usuários no OpenBSD
Renomeando arquivos com caracteres especiais
Leitura recomendada
Simuladão para Certificação Linux
Atualizar o Debian ETCH (4.0) para o LENNY (5.0)
Ubuntu Linux Intrepid Ibex Alpha4 até 6 travando no boot
Falha de segurança em servidores na internet
Utilizando NAT em containers Openvz: Iptables: No chain/target/match by that name
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.