Ao instalar o KDE, uma experiência que pode desagradar ao usuário é o fato de os cliques em ícones do ambiente de trabalho serem únicos ao invés de duplos. Significa que, por exemplo, ao clicar em uma pasta no gerenciador de arquivos com o intuito de abri-la, não será necessário clicar duas vezes com o mouse, mas sim uma vez apenas.
Visando a tornar a tal experiência do utilizador da máquina mais agradável, esta dica possui o intuito de instruir o leitor a habilitar o clique duplo no ambiente KDE. Siga somente três passos:
1. Vá em:
Configurações do sistema → Hardware → Dispositivos de entrada → Mouse;
2. Na aba Geral, haverá a seção Ícones com duas opções: Clique duplo para abrir arquivos e pastas (o primeiro clique seleciona os ícones), sendo a primeira; e a segunda, Clique único para abrir arquivos e pastas, a qual deverá estar marcada. Marque a primeira opção;
3. Clique em Aplicar a fim de implementar essa modificação.
[1] Comentário enviado por pinduvoz em 06/01/2019 - 19:21h
Quando resolvi instalar o KDE no meu Debian "testing", não achava essa configuração. Tive que procurar na internet para poder encontrar na miríade de configurações do KDE essa em particular. O fato de o KDE ter tantas opções de configuração pode ser uma bênção, ou um grande problema, dependendo do conhecimento do usuário.