Fedora 7 Live: instalação em computadores com pouca RAM

Publicado por Davidson Rodrigues Paulo em 28/07/2007

[ Hits: 8.238 ]

Blog: http://davidsonpaulo.com/

 


Fedora 7 Live: instalação em computadores com pouca RAM



O Fedora 7 Live é uma excelente alternativa para divulgar e instalar o Fedora 7. Por ser um live CD, podemos ter uma prévia do sistema em funcionamento e só então instalá-lo. Além disso, é uma boa solução para instalar o Fedora em computadores que não possuem leitor de DVD.

Infelizmente, instalar o Fedora 7 Live num computador com pouca memória RAM pode se tornar uma tarefa um tanto quanto ingrata. O ambiente desktop GNOME com todos os seus serviços consome uma quantidade e memória que faz com que qualquer tarefa seja muito penosa, em especial a instalação. Há, no entanto, uma forma de contornar essa dificuldade e executar o instalador em computadores com 256 MB de memória ou menos, com um desempenho bastante satisfatório.

Primeiramente, inicie o sistema com o live CD do Fedora 7 e aguarde sua inicialização. Quando aparecer a tela de login, repare que há uma mensagem na parte inferior dizendo que o sistema inicializará a sessão para o usuário fedora automaticamente em 60 segundos. É exatamente esse tempo que temos para fechar o gerenciador de login.

Pressione a seqüência de teclas Ctrl+Atl+F1 para ter acesso ao primeiro terminal do modo texto. Uma vez no terminal, faça login como root, não será solicitada a senha. Uma vez autenticado, alterne para o nível de inicialização 3:

# init 3

Isso fará o gerenciador de login fechar e junto com ele o servidor gráfico. Agora, inicie uma nova sessão do X vazia rodando tão somente o instalador no Fedora:

# X :0 & sleep 5 ; DISPLAY=:0 liveinst

Pronto. Será aberta uma sessão vazia do X e, em alguns segundos, o instalador do Fedora será inicializado, rodando a uma velocidade bastante satisfatória já que o consumo de memória será mínimo.

Outras dicas deste autor

Removendo vários pacotes no Slackware de forma rápida

Análise do Debian-BR-CDD 1.0 pre4

Recuperando base de dados do RPM

Você conhece o Apatar?

Como usar o Dnsmasq para criar um cache de DNS local

Leitura recomendada

Metamorphose, o novo Linux brasileiro

Usando impressora local no openSUSE 11.3 64 bits com rdesktop acessando Windows Server 2008 64 bits

Trocando o Iceweasel pelo Firefox no Debian 8 - modo alternativo

Como desinstalar o NetBeans

SPM - compilando programas-fonte com facilidade

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts