Localizar mirror apt com menor latência (Debian)

Publicado por Perfil removido em 23/10/2007

[ Hits: 8.298 ]

 


Localizar mirror apt com menor latência (Debian)



Releases da Debian como sarge, etch, lenny e sid contam com um aplicativo que tem como objetivo facilitar e otimizar a configuração do sources.list(5) para apt(8), o conhecido netselect-apt(1).

O que o netselect-apt(1) faz pra gente é popular um arquivo chamado sources.list no diretório corrente onde o aplicativo foi invocado. Tal arquivo pode ser, sem dificuldades e abalos, substituído pelo arquivo sources.list no diretório /etc/apt/ (responsável por indicar mirrors onde serão feitas consultas e downloads de pacotes via apt-get(8), por exemplo).

Para instalar o netselect-apt(1) não existe dificuldade. Via dpkg(8), apt-get(8), synaptic(8) ou aptitude(8), por exemplo, a instalação não apresenta peculiaridades. Veja abaixo:

# aptitude install netselect-apt

Neste ponto todas as dependências serão instaladas, corretamente trabalhadas pelo sistema e será fornecida a possibilidade de execução do netselect-apt(1).

Por padrão a chamada ao netselect-apt(1) só é permitida por super-usuários (ou a quem for dado o direito de execução via sudo, por exemplo). Esta característica pode ser alterada sem dificuldades informando que o mesmo será executado com bit de SUID habilitado utilizando o dpkg-reconfigure(8). Veja abaixo:

# dpkg-reconfigure netselect-apt

Bom, apenas invocando o netselect-apt(1) sem fornecer parâmetros ele fará o download, via wget(1), de uma lista de mirrors disponível no site oficial do projeto Debian (http://www.debian.org/mirrors/mirrors_full) e em seguida checará qual dos mirrors vai atender seu host com menor latência, populando, como comentado aqui, um arquivo no diretório corrente com o nome de sources.list. A release populada para updates será, por padrão, stable. Atualmente conhecida como Etch.

Por ironia a linha que habilita consulta no mirror de security para a release stable vem comentada. ;)

É interessante que você edite o arquivo para habilitar a consulta e possibilitar instalações de pacotes dos mirrors de security (exceto para releases como sid e experimental).

Utilizando um pouquinho do comodismo oferecido pelo netselect-apt(1) veja aqui um exemplo para obter pacotes da release lenny (testing):

# netselect-apt --sources --nonfree --ftp testing

Alterando o tipo de protocolo para FTP, habilitando consulta em mirrors que contém pacotes listados como non-free (tais como drivers de algumas placas wireless da intel, por exemplo) e possibilitando download de sources dos mirrors de consulta para a release lenny. Alterar a arquitetura também é possível se você informar após o parâmetro --arch qual arquitetura pretende utilizar. Isso impedirá checagens tolas a mirrors que não possuem pacotes disponíveis para a arquitetura que você realmente precisa.

É gerado um backup do arquivo sources.list no diretório corrente onde o netselect-apt(1) foi executado caso já exista um arquivo chamado sources.list nele. Parece interessante para quem estiver executando por descuido no diretório /etc/apt/ e achar que pode ter feito algo de errado. Um belo rollback, este, fornecido pelo netselect-apt(1).

Demais opções e funcionalidades você mesmo pode conferir, se tiver interesse, lendo a manpage ou utilizando o parâmetro --help.

Veja, também, se algum dos links abaixo pode lhe ser útil:
E isso é tudo que posso lhe acrescentar até o momento.

Abraços.

Outras dicas deste autor

Deletando thumbnails para liberar espaço

Como adicionar atalhos no painel LXDE Lubuntu 16.04

Disponibilizando mais fontes no Red Hat

Criando playlist para suas músicas no KDE

Instalando o aMSN 0.98b no Mandriva Linux 2008.1

Leitura recomendada

Xcdroast - Para quem não gosta de gravar CD em modo texto

Transmission 1.11 - Cliente bittorrent para Linux

Recebimento de email automático no OTRS

Erro de chave pública ao atualizar Chrome no Fedora 22

VirtualBox no Ubuntu 12.04

  

Comentários
[1] Comentário enviado por miguel arcanjo3 em 23/09/2010 - 23:35h

bela dica



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts