Explicando melhor a SS... Para quem não conhece, o Xfce possui alguns recursos interessantes quanto ao painel, como transparência e auto-ocultar. A partir da versão 4.12 o auto-ocultar ganhou a função inteligente: se o painel estiver colado a um canto da tela e o auto-ocultar inteligente estiver marcado nas configurações dele (Configurações > Painel, escolha o painel a ser modificado no menu drop-down), ele fica visível apenas se não houver janela maximizada ou se o ponteiro do mouse estiver por perto dele, mas se houver janela maximizada o painel será oculto por ela até a janela ser restaurada ou minimizada ou o ponteiro do mouse se aproximar da barra.
Dito isso, vamos aos painéis adotados. No canto superior esquerdo da tela temos um painel simples: o Whisker Menu. Para quem não conhece, o Whisker Menu reproduz várias funcionalidades do K Menu: agrupamento dos programas em categorias, área de favoritos, autocompletar enquanto digita o nome do programa, etc. O atalho de teclado padrão para xfce4-popup-applicationsmenu (<ALT><F1>) foi removido, e foi criado um atalho para o xfce4-popup-whiskermenu (Super_L, ou tecla Windows).
No meio da parte superior fica um segundo painel com o relógio simples do Xfce. Não uso o Orage porque não tenho idéia de como deixá-lo transparente, e também porque eu não uso o Orage mesmo. O código que gera essa apresentação do relógio é:
[code]<span color="#000000" font="Sans Bold 10"> %d de %B de %Y%n%T %Z </span>[/code]
Como vocês podem ver, é possível formatar a fonte do relógio do Xfce por meio de um pouquinho de xml. Isso é importante principalmente quando a fonte padrão do sistema não combina bem com o papel de parede adotado, como é no caso do meu OpenSUSE com Xfce 4.12: o papel de parede dele é este aqui
http://ecx.images-amazon.com/images/I/81Bot34nLIL._SX355_.jpg, e o excesso de azul exige o uso de fonte em cor branca.
No canto superior esquerdo fica a área de notificação, o controle de volume e o ícone de monitoramento da bateria. Eu rodo o Slackware em um Toshiba Satellite de 2005 que achei no lixo de um vizinho, e o dono não tinha feito o recall da bateria. Logo, não é raro que ele vá de 95% a 10% em cinco minutos, logo a necessidade do ícone de monitoramento da bateria. Ele foi configurado para esconder as estatísticas de duração caso a bateria estivesse cheia.
No meio da tela à esquerda há o painel com o seletor de lugares no computador. Um clique ali e abre-se um menu que me permite ir direto para pontos chave da minha estrutura de arquivos, algo bem similar ao menu "Locais" que havia no GNOME 2.
No meio da tela à direita há um simples mas bem funcional monitor de sistema. Ele mostra estatísticas sobre uso dos núcleos do processador e da memória, e caso eu clique nele a janela do gerenciador do sistema do Xfce será aberta com mais recursos à minha disposição.
No canto inferior esquerdo da tela fica o plugin de informações meteorológicas. Útil para uma pessoa como eu que passa muito tempo na frente do computador mas mesmo assim precisa saber como está lá fora.
Finalmente, no canto inferior direito da tela ficam os botões de janela, configurados para mostrar apenas o ícone dos programas abertos, e o atalho para minimizar todas as janelas abertas.
Tudo isso feito com plugins nativos de uma instalação full mais todos os plugins do Xfce disponíveis em
http://slackbuilds.org
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta