Quadrado Mágico
Publicado por Enzo de Brito Ferber (última atualização em 14/12/2012)
[ Hits: 5.510 ]
Homepage: http://www.maximasonorizacao.com.br
Comentei bastante o código e coloquei as regras de construção do quadrado no cabeçalho inicial.
Como ficou extenso, não vou postar na descrição. O código está disponível para visualização no browser.
/* * Magic Square * * @Author: Enzo Ferber * : enzoferber@gmail.com * * O QUADRADO MÁGICO * ----------------- * * [*] As regras: * ~~~~~~~~~~~~~~ * * 1. A matriz sempre terá os lados ímpares. * * 2. O primeiro número é posicionada no meio da primeira coluna. * * 3. O próximo número é colocado deslocando uma posição para cima * e uma posição para direita. Caso seja alcançada uma das bordas * do quadrado, a posição é invertida. * * 4. Caso já haja um número na nova posição, volta-se a posição antiga * e apenas descemos linha. A coluna continua a mesma. * * [*] Exemplo com cubo 3x3: * ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ * * 0 1 0 Posição Inicial (Regra 1 e 2) * 0 0 0 * 0 0 0 * * 0 1 0 Posição 2 (Regra 3) * 0 0 0 * 0 0 2 * * 0 1 0 Posição 3 (Regra 3) * 3 0 0 * 0 0 2 * * Seguindo a regra, a próxima posição seria o quadrado onde está o número * 1. Então, seguindo a regra 4, voltamos para a posição anterior (3), e * descemos uma linha. * * 0 1 0 Posição 4 (Regra 4) * 3 0 0 * 4 0 2 * * [*] Compilação e Execução: * ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ * * $ gcc -o magicsquare magicsquare.c * $ ./magicsquare 3 * 8 1 6 * 3 5 7 * 4 9 2 * * [*] Magic Constant: 15 * $ * */ #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <unistd.h> #include <string.h> #define INIT_NUMBER 0x00 /* * Protótipos de funções */ int **buildsquare ( int ); void printsquare ( int ** , int ); void initsquare ( int **, int, int ); int calcfactor ( int **, int ); /* * Função para calcular a constante */ int calcfactor ( int **_square, int size ) { register int i, factor = 0; for ( i = 0; i < size; i++ ) factor += _square[0][i]; return factor; } /* * Função para inicializar o quadrado com * um dado número */ void initsquare ( int **_square, int size, int n ) { register int i, j; for ( i = 0; i < size; i++ ) for ( j = 0; j < size; j++ ) _square[i][j] = n; } /* * Construção do quadrado mágico */ int **buildsquare ( int size ) { int matrixsize = size * size; int **_square, row = 0, col = (size / 2), lastRow, lastCol; register int i; /* * Aloca linhas do quadrado */ _square = (int **) malloc ( size * sizeof(int *)); /* * Para cada linha, aloca colunas */ for ( i = 0; i < size; i++ ) *(_square + i) = (int *) malloc ( size * sizeof(int)); /* * Checagem de memória */ if ( !_square) { printf ( " [*] Error: Couldn't malloc() memory.\n"); return NULL; } /* * Inicializa o quadrado com zeros */ initsquare ( _square, size, INIT_NUMBER ); /* * Coloca o primeiro número no quadrado * * 0 1 0 * 0 0 0 * 0 0 0 */ (_square[row][col]) = 1; for ( i = 2; i <= matrixsize; i++ ) { /* * backup */ lastRow = row; lastCol = col; /* * Cálculo de coluna e linha */ row = ( row == 0 ) ? size - 1 : row - 1; col = ( col == ( size - 1 )) ? 0 : col + 1; /* * Se o número for zero, o quadrado está pronto para receber * dados novos... */ if ( _square[row][col] == 0 ) (_square[row][col]) = i; else { /* * Se não for zero, significa que um número já foi inserido * na posição, então a regra é voltar para a ultima posição e * "descer" uma linha na matriz, mantendo a coluna. */ row = lastRow + 1; col = lastCol; (_square[row][col]) = i; } } /* * Retorna o quadrado */ return _square; } void printsquare ( int **_square, int size ) { register int i, j; for ( i = 0; i < size; i++ ) { for ( j = 0; j < size; j++ ) { if ( _square[i][j] < 10 ) printf ( " " ); if ( _square[i][j] < 100 ) printf ( " " ); if ( _square[i][j] < 1000 ) printf ( " " ); printf ( "%d ", (_square[i][j]) ); } printf ( "\n"); } } int main ( int argc, char *argv[] ) { /* * O quadrado */ int **magicsquare, size; /* * Assegura que o usuário entre com um número */ if ( argc < 2 ) { printf ( " [*] Usage: %s <odd_number>\n", argv[0] ); exit ( EXIT_FAILURE ); } size = atoi(argv[1]); /* * Assegura que o número é ímpar */ if ( !( size % 2 )) { printf ( " [*] Error: Number must be odd.\n" ); exit ( EXIT_FAILURE ); } /* * Construção do quadrado */ magicsquare = buildsquare ( size ); /* * Erro */ if ( !magicsquare ) { printf ( " [*] Error: Couldn't build square matrix.\n"); free ( magicsquare ); exit ( EXIT_FAILURE ); } /* * Imprime o quadrado */ printsquare ( magicsquare, size ); /* * Imprime a constante */ printf ( "\n [*] Magic Constant: %d\n", calcfactor(magicsquare, size)); return EXIT_SUCCESS; }
Consultar informação do fstab via C
Os cincos primeiros termos da séries de fourier
Programa para demonstrar operadores
Nenhum comentário foi encontrado.
Enviar mensagem ao usuário trabalhando com as opções do php.ini
Meu Fork do Plugin de Integração do CVS para o KDevelop
Compartilhando a tela do Computador no Celular via Deskreen
Como Configurar um Túnel SSH Reverso para Acessar Sua Máquina Local a Partir de uma Máquina Remota
Configuração para desligamento automatizado de Computadores em um Ambiente Comercial
Compartilhamento de Rede com samba em modo Público/Anônimo de forma simples, rápido e fácil
Cups: Mapear/listar todas as impressoras de outro Servidor CUPS de forma rápida e fácil
Criando uma VPC na AWS via CLI
Agora temos uma assistente virtual no fórum!!! (242)
Seria referente ao Kali Linux (2)