L!N5X
(usa Debian)
Enviado em 05/05/2010 - 21:39h
Se vc está pensando em fazer dual channel, esqueça, pois o mesmo terá que ter a mesma capacidade, mesma temporização e mesmo clock.
Então se deseja habilitar essa tecnologia, terá que comprar uma nova memória com as mesma especificações acima.
Você pode calcular sua taxa da seguinte maneira:
A taxa de transferência máxima teórica (TTMT) é calculada da seguinte forma:
TTMT = clock real x quantidade de dados transferidos por pulso de clock x quantidade de bits transferidos por pulso de clock / 8
Ou
TTMT = Clock DDR x quantidade de bits transferidos por pulso de clock / 8
As memórias baseadas na tecnologia DDR (Dual Data Rate, taxa de transferência dobrada) tais como DDR-SDRAM, DDR2-SDRAM e DDR3-SDRAM transferem dois dados por pulso de clock. Por causa disso, elas obtêm o dobro da taxa de transferência em relação às memórias tradicionais (tais como as memórias SDRAM originais) rodando com o mesmo clock. É por isso que as memórias DDR normalmente são rotuladas com o dobro do seu clock real. Por exemplo, memórias DDR2-800 na realidade trabalham a 400 MHz transferindo dois dados por pulso de clock e por isso elas são rotuladas como memórias de “800 MHz”, apesar do clock real não ser de 800 MHz.
Portanto nas fórmulas acima você deve multiplicar o clock real por dois, ou seja, usar o clock DDR.
Dessa forma, um módulo de memória DDR2-800 – que é um dispositivo de 64 bits, como mencionamos acima – tem uma taxa de transferência máxima de 6.400 MB/s (800 MHz x 64 / 8). É por isso que os módulos que usam chips de memória DDR2-800 também são chamados PC2-6400. Este número refere-se à taxa de transferência máxima teórica em MB/s (megabytes por segundo).
Se habilitarmos a tecnologia de dois canais com os módulos DDR2-800, a taxa de transferência máxima teórica da memória é dobrada, passando de 6.400 MB/s para 12.800 MB/s (800 MHz x 128 / 8), já que estaremos transferindo o dobro da quantidade de dados (128 bits vs. 64 bits) a cada pulso de clock.