albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 30/05/2014 - 10:10h
não se preucupe tanto, o que não deve fazer não deve, enquanto não tem prática, depois que pegar prática, aí vai!
quando comecei a usar linux, no começo, eu quebrei seis instalações de Sabayon e 8 de Gentoo, agora estou tão prático que não reformato meus sistemas linux a 4 anos, e minhas distros são todas rolling release.
sobre as versões, como vai re-instalar,já escolha o debian mais atualizado, direto. Se quiser, já pegue o testing, direto
ex
No caso de atualizar o Debian, com ir do Squeeze para o Wheezy, vi que era substituir os repositórios e usar um apt-get dist-upgrade. Isso então não é recomendado? Ou isso só é recomendado de versões stables para stables e testings para testings.
recomendado para Iniciante, não é, mas até pode ser feito, desde que vc tenha removido antes diretórios de terceiros, pacotes não oficiais, arquiteturas muito exóticas etc...
de fato, mesmo sem mudar os repos, tem vêzes que só de fazer "apt-get dist-upgrade", ele já quebra,por isso tem usuários que só fazer "apt-get upgrade"
até existe um debian muito atualizado, é o unstable, debian SID,mas precisa prática para lidar com ele.
Se quiser usar debian que ficam muito atualizados, totalmente rolling release, vc até pode testar Aptosid ou Siduction, que são Debian SID estabilizados e são totalmente rolling, se mantém atualizados.
Mais uma dica, vc pode fazer duplo boot, se quiser,para quem gosta de fuçar e aprender, é sempre legal.
Instale um Debian normal de uso, depois, no mesmo HD, em outras partições, instale um outro debian mas para testes. quando for testar coisas que podem quebrar, entre naquele de testes.
Assim se vc quebrar um dos Debian, tem sempre o boot do outro, nunca fica sem micro.
outra vantagem é que pode usar a instalação boa do debian,para entrar no outro Debian quebrado e consertar, usando chroot.