xerxeslins
(usa openSUSE)
Enviado em 08/09/2015 - 22:34h
Eliaslopes escreveu:
Triste ver que a discussão deste tópico tenha se encaminhado desta forma, com ofensas pessoais e tentativas de ridicularização (até usando imagens estereotipadas que são ridículas por si só) de outros usuários do fórum. Começo a entender a causa de fóruns como do Arch e do CrunchBang vetarem discussões políticas.
Mais triste ainda são aqueles que ignoram mensagens verdadeiras em forma de sátira e se fazem entristecidas por elas, desviando para o campo da emoção, os fatos que relutam em reconhecer.
Apenas gostaria de frisar a importância dos ideais ditos utópicos de comunistas, socialistas e anarquistas p/ a conquista de direitos fundamentais dos trabalhadores. Historicamente, mesmo que as experiencias do chamado socialismo real tenham fracassado
Fracassaram? Na visão dos que foram usados sim. Mas para aqueles que tomaram o poder, o objetivo foi um sucesso.
, estas, em conjunto com revoltas, greves e protestos serviram como alarme nos países capitalistas p/ o perigo da insatisfação da classe trabalhadora, acelerando a concessão de direitos que não viriam de "mão beijada" para o povo.
Afirmar isso é como dizer que capitalistas são a favor da escravidão. Falso, por dois motivos: não leva em conta a capacidade gradual do ser humano de se colocar no lugar do outro ao longo das épocas e deposita nas revoltas e greves toda e única responsabilidade pelas melhores condições de trabalho, dispensando talvez a maior força por trás disso que foi insatisfação dos trabalhadores. A ideologia socialista apenas se serviu dessa força, não a criou. Dizer que o capitalista é um monstro explorador e insensível, e que sem os comunistas para fazerem revolta nada mudaria, é, de fato, uma esteriotipação.
Sobre números de mortes, também faço uma pergunta: será possível calcular as vidas perdidas em guerras fomentadas pela indústria armamentista internacional, ainda hoje? Acho que não. Quantos morreram durante as guerras imperialistas dos seculos XIX e XX? E durante os processos de independência da Ásia e África? Perguntas difíceis...
O que isso tem a ver com capitalismo? Onde isso torna o comunismo (mortífero por natureza) melhor que o capitalismo? Não faz parte do escopo do capitalismo guerrear. Não é necessário guerrear para ser capitalista. Não há contradição em ser pacifista e capitalista. As guerras existem por várias motivações.
Erro comum é confundir capitalismo com política dos EUA.
Mas o oposto, sobre comunismo, é diferente. A teoria de Marx parte do princípio de que a luta e o atrito são desejáveis e necessários. Os iludidos ou "idiotas úteis", como foram chamados por um ditador, estão dispostos a fazer tudo, imaginando obter um mundo melhor (que nunca vem, claro). É a desculpa perfeita para obter poder, matar, destruir, prender, calar, e culpar os opositores.
Por fim, nem mesmo aqueles que identificam-se como marxistas dão a obra encerrada com Marx. Muita coisa foi revisada, rejeitada ou adicionada, segundo a concepção de cada autor. O melhor exemplo disto são as divergências entre Kautsky, Lenin, Bernstein (Social-democracia) e Rosa Luxemburgo.
Ou seja, o trabalho é tão falho que não basta ser refutado por economistas. Fica a cargo de outros autores tentarem remendar a obra.