nicolo
(usa Ubuntu)
Enviado em 14/08/2008 - 15:45h
Sim
O linux possui um particionador bom chamdo gparted e vocÊ tem que ser root para operar. Como todo particionador ele deleta as partições marcadas para deletar e tudo o que está nela vai para o espaço.
Você pode deletar alguma partição (vai perder tudo que está nela) e criar uma nova partição para o windows.
Depois de instalar o windows o boot de linux vai sumir porque o windows reescreve o MBR e instala o boot loader do windows que é mal educado.
Para voltar o boot loader do linux (grub ou lilo) será preciso dar boot de linux com cd e reinstalar o grub ou lilo e colocar o windows nele manualmente.
Procure grub no Buscar do VOL na sua tela acima a direita que há artigos bem explicados de como reinstalar o grub.
OUtra forma é redimensionar uma partição grande que tem espaço vazio para criar espaço para o windows.Não lembro o nome do programa que faz isso.
OUtra forma é instalar o windows em um emulador como o vmware-player, o virtualbox, ou o qemu.
Meu predileto é o vmware-player e precisa baixar uma máquina virtual que está no
www.guiadohardware.net e chama-se kurumin virtual machine e está na secção do kurumin 7.0
Esta última opção (emulador) é excelente se você precisa rodar poucos programas de windows que não rodam no wine.
A melhor forma de rodar programas de windows é com o wine e não precisa de windows.Com o wine não precisa rebutar a máquina e tem suporte dos drivers de linux (mas não de windows) além de ter acesso a todas as partições e internet etc direto.
A segunda melhor é o emulador.Tem acesso a alguns drivers de linux a pendrive ao windows mas não acessa nenhuma partição linux diretamente. Não precisa rebutar a máquina.
A pior é instalar o windows em partição separada. Não tem acesso a partições linux (há um ifs que quebra um agalho, precisa catar na internet, mas só acessa ext3, nada mais). O sistema windows é separado do linux e precisa rebutar a máquina para cada sistema. Essa opção só é boa se você ainda está com um pé na canoa do windows.Sugiro não usar partição Fat 32 com acesso de linux e windows, o fat32 é muito frágil, use ntfs que é mais robusta.
Sugiro começar pelo wine, depois usar um emulador em caso de necessidade extrema.