Partições com arquivos repetidos

13. Re: Partições com arquivos repetidos

Joao paulo
jpmc

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/10/2017 - 18:47h

Muito bem...
pelo visto terei que fazer uma nova instalação.
Ok
estava no campo das possibilidades.
segue o resultado do comando sudo cat /etc/fstab

jpmc@jpmc-Inspiron-23-Model-5348 ~ $ sudo cat /etc/fstab
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
# / was on /dev/sdb2 during installation
UUID=53793ee9-77ab-4ca1-9327-d9ac3881474d / ext4 errors=remount-ro 0 1



  


14. Re: Partições com arquivos repetidos

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 03/10/2017 - 04:16h

Pelo que voce postou nas figuras não vislumbrei nenhum problema, está tudo correto, não precisa mexer em nada.

Observe que em fstab consta que "/" estava em sdb2 durante a instalação e agora ela é designada pelo arquivo especial sda2.
Provavelmente voce instalou o sistema por um pendrive ou cartão de memória (e não por um CD/DVD), o qual (o pendrive ou cartão) na ocasião foi designado por sda e por consequência o disco rígido designado por sdb. Essas designações de sistemas de arquivos pelo arquivo especial (sda1, sdb1), que o representa, não deve ser usada em fstab pois isso pode variar. Deve-se usar o UUID, que é invariante e eterno, salvo se o sistema de arquivos for reformatado (ou o UUID alterado, sem formatar, com um programa específico, ex.: Gparted).

Como em fstab não consta instruções para montagem dos sistemas de arquivos das partições ora designadas por sda1 e sda3, elas não serão montadas na inicialização do sistema (e por tabela o sistema de arquivos nelas contido não será verificado automaticamente). Sua montagem só ocorrerá por ordem do usuário. Essa ordem pode ser dada por um simples click do mouse sobre elas no gerenciador de arquivos e o Mint as montará automaticamente e corretamente e no lugar certo e padrão.

O local padrão é "/media/usuario/UUID", onde:
usuario -> é o nome da pasta do usuário cadastrado (com poderes de montagem), localizada no diretório "/media". No caso é "jpmc"
UUID -> é a pasta cujo nome é igual ao UUID do sistema de arquivos montado. No caso, não vou digitar aqui os 2 UUIDs daqueles tamanhos (Não mate o velho!)

Essa condição está plenamente satisfeita conforme mostra a saida do comando "lsblk" na fig. que voce postou. Portanto, se voce não manja do riscado, não fique digitando comandos e instruções de montagem num terminal. Click sobre o sistema de arquivos que deseja montar e o Mint o montará automaticamente. No caso de uma mídia removível (pendrive, cartão de memória) o Mint a montará automaticamente quando ela for inserida. Procure nas configurações do sistema como habilitar isso (se já não estiver habilitado por padrão), voce vai achar.

Voce poderia colocar em fstab instruções para montagem e verificação automática desses sistemas de arquivos (contidos nas partições sda1 e sda3 atuais), durante a inicialização do sistema. Porem, como não conheço corretamente os parâmetros a serem colocados na coluna <options> para um sistema de arquivos ext4, me abstenho de dar peruada. Deixe alguem mais experiente te orientar.

Por fim, considerando a fig. que voce postou, acredito razoavelmente que pode deletar com segurança o conteúdo dos sistemas de arquivos contidos em sda1 e sda3 (não precisa formatar essas partições), salvo se voce guardou alguma coisa importante lá. Verifique o conteúdo das pastas desses sistemas de arquivos.

Boa sorte, e não esqueça:
Faça copia de segurança de seus dados antes de deletar alguma coisa.








15. Re: Partições com arquivos repetidos

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 03/10/2017 - 06:20h

albfneto escreveu:
1- Observe, vc tem uma Raiz, / é sda2.... mas não tem uma /home...

2- suas partições sda1 e sda3, estão montadas no /media! (como se fossem dispositivos removíveis....)
compare sua "figurinha" com as postadas pelo ricardo..... só as FAT32 dele estão montadas no /media..., as partições Linux, dele não...
Ou seja, não se espera partições linux montadas no /media....

Fala albfneto,
1- Não entendi. Pelo post n°1, o forista jpmc declara que existe uma pasta /home na partição designada por sda2, no texto dele consta:
"sda2
bin cdrom etc initrd.img lib lost+found mnt proc run srv tmp var vmlinuz.old boot dev home initrd.img.old lib64 media opt root sbin sys usr vmlinuz"


2- Por padrão o Mint monta sistemas de arquivos, de qualquer tipo, sejam de mídias fixas ou removíveis em /media/usuário/UUID. A exceção fica por conta de mídias óticas (CD/DVD) cujo sistema de arquivos, a principio não possui UUID. Neste caso o ponto de montagem padrão é /media/usuario/rotulo, ex:
https://i.imgur.com/skDO18v.png

Tenho notado que aqui no VOL o pessoal usa muito as expressões:
"colocar a home em outra partição ou em uma partição separada"
"criar uma partição home"

Isso é força de expressão, linguagem figurada, não tem significado físico e pode causar confusão em iniciantes.
O que se quer dizer é:
"Montar na pasta /home um sistema de arquivos localizado em uma outra partição" ou
"Designar a pasta /home como ponto de montagem de um sistema de arquivos localizado em outra partição"


16. Re: Partições com arquivos repetidos

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 03/10/2017 - 14:17h

Ricardo, me parece que ele tem "pasta" /home e não partição /home, ponto de montagem /home.
ele podia "pegar" a sda1 ou a sda3, para fazer a /home, mas teria que colocar no fstab, não?
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


17. Re: Partições com arquivos repetidos

Joao paulo
jpmc

(usa Linux Mint)

Enviado em 03/10/2017 - 15:11h

Caros, o forista aqui não sabe muito como ajudar vocês nessa discussão sobre minhas partições – por mais estranho que pareça. Quando fiz a instalação acho que me empolguei com uma ideia que o Ricardo falou
Tenho notado que aqui no VOL o pessoal usa muito as expressões...

Na prática a minha intenção era separar a pasta Home do sistema. Por leituras apressadas pela internet, acreditava que fazendo isso poderia formatar, instalar e reinstalar sistemas sem mexer nos arquivos de dados. Acredito que o sda1 seja uma tentativa mal feita de configurar \home. Só que \home\jpmc está na sda2.

Corrijam-me se estiver errado: Tendo a achar pelo que vocês falaram que sda1 e sda3 não são acionadas na inicialização, logo não tem arquivos de sistemas, logo posso excluir (não tenho arquivos relevantes ali, acho (!) mas isso posso verificar.
Antes de fazer uma instalação nova acho que vou testar apagar as duas partições (sda1 e sda3)
Fazendo isso, posso usar uma dessas partições para fazer swap?


18. Re: Partições com arquivos repetidos

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/10/2017 - 19:18h

jpmc,
Desculpe se escrevi muito e compliquei em vez de facilitar. Qualquer dúvida, que estiver ao meu alcançe, pergunte. Terei o máximo prazer em tentar ajudar, afinal aprendo mais com as dúvidas dos outros do que com as minhas próprias.

Voltando ao assunto.
- Não é possível separar a pasta /home do sistema, ela é uma pasta do sistema, análoga a "documents and setings" (do Xp) ou "users" ou "usuários" (do Win7). O que se pode fazer é designá-la como ponto de montagem de uma outra partição. Dessa forma tudo que for dirigido a pasta /home, como por exemplo, seus arquivos pessoais, suas configurações pessoais do sistema, etc., será escrito na outra partição. Assim seus dados serão preservados se outro sistema for instalado, desde que esse novo sistema seja instalado na partição do antigo sistema ou em outra partição que não seja aquela montada na /home. É claro que voce deve apagar as suas configurações pessoais que foram escritas na partição que foi montada na /home, sob pena de entrarem em conflito com as configuraçõe pessoais do novo sistema.

- É possível tambem 2 sistemas Linux diferentes compartilharem a mesma "partição home" (entre aspas) mas nesse caso não pode haver usuários de mesmo nome nos 2 sistemas.

jpmc escreveu:
Corrijam-me se estiver errado: Tendo a achar pelo que vocês falaram que sda1 e sda3 não são acionadas na inicialização, logo não tem arquivos de sistemas, logo posso excluir (não tenho arquivos relevantes ali, acho (!) mas isso posso verificar.
Antes de fazer uma instalação nova acho que vou testar apagar as duas partições (sda1 e sda3)
Fazendo isso, posso usar uma dessas partições para fazer swap?

As atuais partições representadas por sda1 e sda3 não são montadas na inicialização porque não há nenhuma instrução em fstab que determine isso. Observe que elas são montadas pelo Mint, a seu comando, com um click no gerenciador de arquivos. Observe saida do comando "lsblk" na fig. que voce postou.

Voce pode usá-las para swap, mas elas são brutalmente enormes para isso.

A principio parece que pode excluí-las mas não é necessário, basta deletar o seu conteúdo (arquivos e pastas).



19. Re: Partições com arquivos repetidos

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/10/2017 - 19:37h

albfneto escreveu:
Ricardo, me parece que ele tem "pasta" /home e não partição /home, ponto de montagem /home.
ele podia "pegar" a sda1 ou a sda3, para fazer a /home, mas teria que colocar no fstab, não?

Montar uma partição na pasta /home é uma opção, muitas pessoas fazem e estão bem satisfeitas.
Colocar a "ordem" (comando) de montagem em fstab é fundamental e imprescindível para que a partição desejada seja logo montada na /home durante a inicialização do sistema.






20. Re: Partições com arquivos repetidos

Joao paulo
jpmc

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/10/2017 - 19:47h

ricardogroetaers escreveu:

jpmc,
Desculpe se escrevi muito e compliquei em vez de facilitar. Qualquer dúvida, que estiver ao meu alcançe, pergunte. Terei o máximo prazer em tentar ajudar, afinal aprendo mais com as dúvidas dos outros do que com as minhas próprias.

Não precisa pedir desculpas eu que to aprendendo com vocês.

Voltando ao assunto.
(...) O que se pode fazer é designá-la como ponto de montagem de uma outra partição. Dessa forma tudo que for dirigido a pasta /home, como por exemplo, seus arquivos pessoais, suas configurações pessoais do sistema, etc., será escrito na outra partição. Assim seus dados serão preservados se outro sistema for instalado, desde que esse novo sistema seja instalado na partição do antigo sistema ou em outra partição que não seja aquela montada na /home. É claro que voce deve apagar as suas configurações pessoais que foram escritas na partição que foi montada na /home, sob pena de entrarem em conflito com as configuraçõe pessoais do novo sistema.

Essa era minha intenção original.

Voce pode usá-las para swap, mas elas são brutalmente enormes para isso.

Posso redimensionar uma das partições e colocar como swap. E a outra usar como backup.
Amanhã farei essa arrumação nas partições. E qualquer coisa peço socorro.
valeu mesmo pela ajuda.




21. Re: Partições com arquivos repetidos

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 04/10/2017 - 21:07h

não precisa "separar" a pasta /home do sistema...
quando vc faz uma "partição" /home, para instalar, sua /home estará em outro local do HD....

exemplo, vamos ver se consigo explicar... Instalou seu linux:

VC NÃO FEZ PARTIÇÃO SEPARADA DE /home, e instalou na partição sda1

Sua Raiz Linux é / , em sda1:

tipo isto: /dev/sda1/ tá tudo aí, sua /home será /dev/sda1/home/usuario

VC FEZ PARTIÇÃO SEPARADA DE /home, e instalou o linux na partição sda1. Sua /home é sda2:

Sua Raiz Linux é / , em sda1:

tipo isto: /dev/sda1/ será sua Raiz.... sua /home (o instalador a montará) estará em

/dev/sda2/home/usuario

percebe?
O jeito mais fácil é reinstalar seu linux..... pegue um live CD de linux, de boot, chame o Gparted e apague suas partições...

depois faz (no gparted mesmo) três partições:

sda1 , sda2 e uma pequena sda3 (uns 2 a 4 giga)

quando vc rodar o instalador do linux, atenção para os "pontos de montagem", monte a Raiz /, no sda1
monte a /home em sda2
monte uma pequena swap em sda3.

Instale o linux em sda1....
sda2 será sua /home e será montada AUTO, o instalador a fará
o swap também
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


22. Minhas Partições.

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 04/10/2017 - 21:20h

Veja as minhas partições, como tenho multiplas distros, meu caso é mais complicado que o seu:


/dev/sdb5: UUID="a520fb6d-0b04-4c34-a4f2-0a3ad21e1d1a" TYPE="ext4" PARTUUID="6af83133-05"
/dev/sda1: LABEL="Reservado pelo Sistema" UUID="34B0CC9FB0CC68C6" TYPE="ntfs" PARTUUID="cc9f48b4-01"
/dev/sda2: LABEL="Sistema" UUID="6CE4D331E4D2FBF0" TYPE="ntfs" PARTUUID="cc9f48b4-02"
/dev/sdb1: UUID="4A6AE5356CDEAF2E" TYPE="ntfs" PARTUUID="6af83133-01"
/dev/sdb2: UUID="ac240887-6fc8-4d8f-8515-35d48108f981" TYPE="swap" PARTUUID="6af83133-02"
/dev/sdb6: UUID="a5899092-24bd-493e-9aaf-a25dfb1991db" TYPE="ext4" PARTUUID="6af83133-06"
/dev/sdb7: UUID="8ad3c9c1-80b0-444d-bfe8-1ab220075a49" TYPE="ext4" PARTUUID="6af83133-07"
/dev/sdb8: UUID="66787470-3885-482e-ac35-88de65dc1b57" TYPE="ext4" PARTUUID="6af83133-08"
/dev/sdb9: UUID="a95af4b8-39e0-4fdc-87c4-91e3ae16a1f7" TYPE="xfs" PARTUUID="6af83133-09"


múltiplas distros, vc tem de fazer uma extended, pq um HD aceita só 4 (ao menos HD comum, não GPT)

sdb1 é meu backup de Windows
sdb2 é minha swap
sdb3-sdb4 é uma extended, e dentro dela:

sdb5 é a raiz do Sabayon Linux principal (este, onde escrevo isto)
sdb6 é a /home dele
sdb7 é o sabayon de testes, sem /home separada
sdb8 é a Raiz do openSUSE
sdb9 é a /home do openSUSE

No seu caso é só um Linux... bastam três partições: sda1, sda2 e sda3. As minhas são sdb pq tenho 2 HDs....
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


23. Re: Partições com arquivos repetidos

Joao paulo
jpmc

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/10/2017 - 21:21h

albfneto escreveu:

VC FEZ PARTIÇÃO SEPARADA DE /home, e instalou o linux na partição sda1. Sua /home é sda2:

Sua Raiz Linux é / , em sda1:

tipo isto: /dev/sda1/ será sua Raiz.... sua /home (o instalador a montará) estará em

/dev/sda2/home/usuario

percebe?

entendi! (acho).
Blz! vou arrumar algumas coisas e faço uma instalação limpa seguindo seu conselho. No fundo a intenção original era essa. To aprendendo... valeu!




24. Re: Partições com arquivos repetidos

Joao paulo
jpmc

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/10/2017 - 21:31h

albfneto escreveu:

Veja as minhas partições, como tenho multiplas distros, meu caso é mais complicado que o seu:

múltiplas distros, vc tem de fazer uma extended, pq um HD aceita só 4 (ao menos HD comum, não GPT)


Ainda chegarei lá....

sdb1 é meu backup de Windows

Se a pergunta não for indiscreta, vc coloca programas win nessa partição? ou tem o win instalado?




01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts