Arnoold
(usa Solus)
Enviado em 25/10/2020 - 10:31h
ruankl escreveu:
RLFontan escreveu:
- Também prefiro os gerenciadores tradicionais, mas talvez a Canonical esteja certa ao dizer que o gerenciamento tradicional de pacotes é ruim em termos de escalabilidade.
Os pacotes tradicionais são compilados com bibliotecas compartilhadas, isto é, atualizar somente 1 pacote pode ser um inferno se depender de muitas dependências, pois será necessário compilar algumas dessas dependências também. Porém, se atualizar uma dessas dependências, é bem provável que algum outro pacote que não tenha nada haver com o primeiro pacote quebre devido a incompatibilidade com essa nova versão dessa dependência. Ai é começa um caminho sem volta que só leva ao desastre.
Nesse sentido, acredito que snap/flatpak resolva essa questão para alguns pacotes (geralmente estes que são difíceis de atualizar pelo método tradicional), já que flatpak/snap incluem as bibliotecas no próprio contêiner.
Esse problema é em parte ocasionado pelas próprias distros que,
1. Não empacotam as dependências corretas, um problema geral que pode ocorrer em todas as distros.
2. Empacotam, mas não as atualizam, deixando dependências antigas no lugar, problema comum em distros fixed release como o Debian/Ubuntu.
3. Ou o oposto, dependências muito recentes para um programa antigo e legado, problema comum em distro rolling release como Arch/Manjaro.
Flatpak e snap ajudam a resolver isso em partes, mas ocasionam outros problemas. Tudo tem um custo e o custo que você paga pode ser alto.
Alguns problemas conhecidos de ambos flatpak e snap: Não obedecer o tema (snap), demorar a abrir (flatpak e snap), quebrar codecs/plugins/acentuação (flatpak e snap), não abrir (flatpak e snap), aumentar tempo de boot (snap), usar muito espaço em disco (flatpak e snap), criar bagunça no monitor do sistema e gnome-disks (snap), vários loops (snap), tornar difícil a resolução de bugs (flatpak e snap), demora na instalação (snap e flatpak), uso alto de banda (flatpak e snap), atualizações forçadas em background (snap), não ter como desativar a telemetria (snap), dependência em loja centralizada (snap), dependência no systemd (snap) entre outras coisas mais.