removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 17/03/2021 - 19:40h
phk escreveu:
Odeio flatpak e snap. Já usei os dois e engordam o sistema, deixa lento, obeso. Não goste. É muito mais fácil gerenciar com apt.
Só pra constar: no começo eu também odiava, mas melhorou e agora eu gosto. Não são minhas preferências, embora eu tenhas uns Flatpaks e Snaps instalados aqui.
Acompanho mais os Snaps, pois vejo que ele está sendo adotado pelas empresas. Nesse tempo em que ele existe, mudou muita coisa:
- A possibilidade dos Snaps se integrarem com os temas: nem todos os temas estão disponíveis, mas vários empacotadores já estão trabalhando em Snaps de temas que ampliam as possibilidades.
- A velocidade dos aplicativos tem melhorado bastante, em alguns casos é tão rápido quanto usar pacotes nativos.
- O tamanho, que eram pacotes enormes, tem melhorado significativamente, embora poucos pacotes aproveitem dessa melhoria, e hoje há softwares em Snaps menores que outras formas de empacotamento. Por exemplo: observei que o Pycharm Community em Snap é ligeiramente menor que o pacote TAR.GZ pré-compilado distribuído no site oficial da aplicação.
- A adoção de bases que permitem preservar e suportar software por mais tempo. Há base para aplicativos do Ubuntu 16.04, 18.04 e 20.04, há bases para pacotes do NixOS, há uma base específica para games (solus-runtime-gaming), há bases do Free-desktop (o que permite que programas em Flatpak também sejam empacotados em Snap). Além disso, a novidade recente é que os próprios desenvolvedores podem criar suas bases de aplicativos, o que permite que mais código seja reaproveitado.
- Há um sistema que constrói automaticamente o Snap a partir da página do Github ou da Launchpad.
- Há extensões que quando usadas reduzem o tamanho dos pacotes: Kde Neon, Gnome 3.28 e 3.34 e 3.38 , Flutter,
No entanto, há muito trabalho pela frente, há muito a melhorar. Mesmo tendo várias ferramentas para integração com o sistema operacional, muitos empacotadores tem simplesmente ignorado-as e deixado de oferecer essa possibilidade de integração (seria o caso de forçar o uso dessas ferramentas por padrão, sem a aceitação do empacotador / desenvolvedor?). Há empacotadores que ainda não entenderam o sistema de bases, plugins e extensões, que permite criar pacotes tão pequenos quanto os nativos (ou até menores), e isso tem dificultado que os Snaps se tornem mais populares para a distribuição de software.
Uma grande novidade nos Snaps é a possibilidade de construir aplicações robôs através do ROS (Robot Operating System).