Feolips
(usa openSUSE)
Enviado em 18/06/2017 - 21:39h
WalkerPR escreveu:
albfneto escreveu:
. . . Das Rolling Release (que se mantém atualizadas, auto, sem precisar trocar versões) Manjaro e Antergos são as mais fáceis. . . .
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.
O problema é que as máquinas mais novas (placa-mãe/BIOS) não estão vindo com a opção Legacy, somente com modo UEFI. Eu comprei um notebook novo este ano para instalar somente Linux onde havia escolhido o Manjaro. Após várias tentativas, briga com a montadora e representante, e alguns tópicos criados sites a fora, não consegui instalar esta distribuição.
Posteriormente tentei o Mageia onde tive outra frustração. Apenas comprovei que as distros que a BIOS estava aceitando eram apenas Ubuntu, openSUSE e CentOS, devido a estas aprensetarem opção de GRUB (pasta /boot/efi).
Hoje estou utilizando o CentOS 7 KDE no notebook. Debian somente como VM.
Os fabricantes estão amarrando cada vez mais seus componentes aos Sistemas Operacionais e as distros menores ficando de lado.
Vejam o link
http://www.uefi.org/members onde poucas distros aparecem e também onde consta o nome Positivo Tecnologia S.A. como um dos colaboradores.
Cara, larga essa porqueira de Legacy. BIOS tem que morrer e o mais rápido possível.
BIOS foi projetado para apenas um SO, e o mercado escolheu o Windows. Por que você acha que o dualboot gera tantos problemas? Culpa do BIOS.
UEFI foi pensado em nós, e suporta múltiplos sistemas simultaneamente.
UEFI *não* é invenção da Microsoft. UEFI é antigo e representa a indústria finalmente acolhendo a nós. Vamos parar de disseminar a desinformação, OK?
PS: É fácil suportar UEFI com SecureBoot. Se uma distro não suporta, questione até onde ela se preocupa com o usuário. Não tem desculpa, isso não surgiu ontem, nem é coisa de outro mundo.
Felipe Vieira