Empresas sujando a imagem do Linux?

1. Empresas sujando a imagem do Linux?

Arnt
Flysker

(usa XUbuntu)

Enviado em 15/06/2017 - 21:21h

Estava vendo que algumas empresas vendem laptops e computadores com Linux.
O problema é que muita dessas distros são antigas demais (defasadas), algumas nem sequer existem mais... como Mandriva, Kurumin.
Se for pra vender laptops e PCs com Linux, porque não colocarem distribuições decentes e claro, acima de tudo, atualizadas?
Não vejo ninguém vender computador e laptop com Windows XP e 7 em 2017 nas lojas oficiais. Agora quando é com Linux é pra tirar onda?
Pode até ser por ignorância dessas empresas ou proposital mesmo. Tinha um amigo que falava mal do Linux pra caramba até vir descobrir que era pelo fato dele ter comprado um laptop que veio com um linux genérico qualquer.

Sinceramente, o que vocês acham disso? Se eu disse bobagem me corrijam, mas queria entender porque isso acontece. =\


  


2. Re: Empresas sujando a imagem do Linux?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 15/06/2017 - 21:29h

pois é, é um problema antigo, já discutido aqui.
e ainda, muitos desses linux colocados no micro "para vender", quanto não são antigos, desatualizados (e até descontinuados, o que impossibilita atualização)...
quando não são antigos, foram instalados por alguém que geralmente não conhece bem linux, e porisso, nunca vem funcionando! Se rede, sem wifi, sem driver de vídeo, não foram configurados para estarem prontos para usar....
Coitado do comprador!
a impressão é que foram feitos para serem formatados e colocar windows piratex!
e depõe contra linux sim! o usuário vê, e foge dele.... é pena, porque LINUX É MUITO BOM, até melhor que Windows em muitos aspectos....

A Distro que uso Sabayon é um grande Linux, é um "Linux Matador", mas se a pessoa não tem nenhuma prática.... aí é "Matador de Linux" e Matador de Usuário! srsrsrrsrsrsr!

Vou mais longe, Fly.... os micros tinham que vir com Linux bons, novos, atualizados e mais ainda, FUNCIONANDO, pq para usuário Leigo ou muito iniciante, tem que ser funcionando!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


3. Re: Empresas sujando a imagem do Linux?

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 16/06/2017 - 01:07h

Flysker escreveu: .... algumas empresas vendem laptops e computadores com Linux. ......muita dessas distros são antigas demais (defasadas), algumas nem sequer existem mais...
.... porque não colocarem distribuições decentes e claro, acima de tudo, atualizadas?

Quem poderia explicar isso são as próprias empresas que colocam o Linux nos aparelhos.

Num ponto de vista meu, mero achismo, acredito que o fato das distros amigáveis (Ubuntu por exemplo) ficarem lançando uma versão nova num intervalo de tempo muito pequeno atrapalha as coisas. Parece uma obrigação, um modismo, um usuário individual não suporta isso. O que dizer então de varios usuários e usuários corporativos?

Por acaso se lança uma nova versão do Windows a cada 6 meses ou menos?

Por outro lado, se eu sou um fabricante de grande porte (industria) que produzo mais de 1.000 aparelhos por mês com Linux, quando um aparelho chegar nas mãos do consumidor o sistema colocado nele já estará defasado. Quem vai dar suporte do sistema operacional ao cliente (e a mim)? O Ubuntu por exemplo é gratuito mas o suporte da Canonical é pago. Quem pagará a conta?

Por outro lado se eu (fabricante do aparelho) compro da Microsoft, digamos, 5.000 licenças O&M do Windows com desconto e naturalmente repasso esse custo ao preço do aparelho, o cliente (e eu) tem suporte da Microsoft.

O Linux é gratuito mas o usuário (e o fabricante do aparelho) tem que "se virar nos 30".



4. Re: Empresas sujando a imagem do Linux?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 16/06/2017 - 08:29h

Até hoje só vi essas @#$&% nos positivos e CCE


5. Re: Empresas sujando a imagem do Linux?

Patrick
Patrick03

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/06/2017 - 09:15h

ricardogroetaers escreveu:
Por outro lado, se eu sou um fabricante de grande porte (industria) que produzo mais de 1.000 aparelhos por mês com Linux, quando um aparelho chegar nas mãos do consumidor o sistema colocado nele já estará defasado.


Concordo.

Então uma solução seria usar uma distro rolling release?
Eu sei que não são recomendadas para iniciantes, mas caso, por exemplo, o Manjaro ou o Antergos fossem usados nesses computadores, creio que bastaria uma pequena instrução de como atualizar o sistema e o usuário já estaria usando a versão mais nova.

Não consigo imaginar o porquê das empresas desses computadores não se importarem com isso, pense comigo, você voltaria a comprar ou recomendar à um amigo um computador que vem com "aquele sistema operacional do pinguim" depois de ter se frustado com ele?


---------------------------------------
Corrija-me quando necessário!
---------------------------------------



6. Re: Empresas sujando a imagem do Linux?

Felipe Vieira
Feolips

(usa openSUSE)

Enviado em 16/06/2017 - 10:01h

ricardogroetaers escreveu:

[quote]Flysker escreveu:

Por acaso se lança uma nova versão do Windows a cada 6 meses ou menos?

Por outro lado, se eu sou um fabricante de grande porte (industria) que produzo mais de 1.000 aparelhos por mês com Linux, quando um aparelho chegar nas mãos do consumidor o sistema colocado nele já estará defasado. Quem vai dar suporte do sistema operacional ao cliente (e a mim)? O Ubuntu por exemplo é gratuito mas o suporte da Canonical é pago. Quem pagará a conta?

O Linux é gratuito mas o usuário (e o fabricante do aparelho) tem que "se virar nos 30".


Considere quatro coisas:

1º) Existem situações onde é necessário se lançar atualizações semestrais, outras anuais, outras até diárias. No entanto, um CentOS dura no mínimo, por exemplo, 7 (sete) anos. Sete anos ininterruptos, recebendo apenas updates (segurança, bugfix, estabilidade). Upgrades existem a cada ciclo de alguns anos, mas não é necessário atualizar antes do final do ciclo de vida. Coisa similar ocorre com o Debian. Mesmo o Ubuntu até tem suas edições semestrais, mas mantém ativo por cinco anos os lançamentos LTS. Esse argumento de "atualizar demais" não é válido porque ambas opções existem em paridade, e é você quem escolhe qual usar.

2º) O primeiro item já resolveu esse. Mas para acrescentar, entenda que o ambiente Linux valoriza muito os updates de segurança e estabilidade. Essa é uma vantagem, e é transparente. Se desejável pelo fabricante, o usuário não precisa intervir ou saber o que acontece..

3º) Linux não é gratuito. Isso não é caridade. Linux é livre. A questão é: existem modelos de negócio como os da Canonical que distribuem seus sistemas gratuitamente para ganhar marketshare, e então pavimentar sua entrada no lucrativo mercado de TI corporativa. E a Canonical não está sozinha: distros como a RHEL e a SLE são fantásticas - e pagas. Custam até mais que uma cópia equivalente do Windows, por exemplo. São contratadas normalmente num regime de assinatura: você não paga necessariamente pelo que já tem instalado, paga para continuar recebendo updates. Parece injusto?

4º) Relacionado ao item 3: você acha mesmo que o Windows é tão fácil de se piratear por ampla competência dos crackers?
Windows é propositalmente fácil de se quebrar para que se propague e ganhe market share, exatamente como distros Linux fazem. Se você não pagou, a Microsoft não fornece suporte (exatamente como distros Linux, percebeu?). Se pagou pelo Windows, o suporte é péssimo, e o custo da licença, proibitivo. A questão é que ao baixar um produto pirata, o cliente acha mesmo que está tirando vantagem, e fica feliz, e aceita os defeitos do sistema como se fosse parte do pacote 'vantagem'. Em contraste, tente imaginar a Microsoft fornecendo garantia para o Windows toda vez que esse der problema nas mãos de alguém, tal qual seu celular ou seu carro. Vê como seria inviável?

As estratégias da Microsoft e das companhias Linux são similares. Mudam os meios: a Microsoft não é nem um pouco transparente, e ainda sai de coitada, prejudicada, enquanto uma Canonical é vista como incompetente simplesmente por avisar que o produto (sem o serviço) é gratuito. A Canonical, RedHat e SUSE, entre outras, são estigmatizadas por sua transparência.

Felipe Vieira


7. Re: Empresas sujando a imagem do Linux?

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 16/06/2017 - 10:12h

Patrick03 escreveu:
1)..... creio que bastaria uma pequena instrução de como atualizar o sistema e o usuário já estaria usando a versão mais nova.
2) ..., pense comigo, você voltaria a comprar ou recomendar à um amigo um computador que vem com "aquele sistema operacional do pinguim" depois de ter se frustado com ele?

Fazendo de conta que eu sou o fabricante do computador.
1) Boto uma instrução dessa no manual, dá zebra, quem segura o rabo?
2) ... pense comigo, voce venderia computadores com Linux (sem suporte do desenvolvedor da distro) pelo mesmo preço de computadores iguais com Windows?


8. Re: Empresas sujando a imagem do Linux?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 16/06/2017 - 10:18h

Vi algumas lojas de desktop vendendo máquinas com w10 trial por 30 dias e umas poucas vendendo com Ubuntu e Elementary.
Mas notebook só Dell com Ubuntu


9. Re: Empresas sujando a imagem do Linux?

Patrick
Patrick03

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/06/2017 - 10:27h

ricardogroetaers escreveu:
Fazendo de conta que eu sou o fabricante do computador.
1) Boto uma instrução dessa no manual, dá zebra, quem segura o rabo?
2) ... pense comigo, voce venderia um computador com Linux (sem suporte do desenvolvedor da distro) pelo mesmo preço de um igual com Windows?


1)Bom, quem seguraria com certeza seria o usuário. Mas com um pouco de vontade o usuário consegue resolver qualquer problema, dependendo da distro, já que tem umas que são só a catinga, tem que fazer tudo.
2)De maneira alguma, eu provavelmente buscaria instalar a distro mais user friendly possível, mas da mesma forma eu cobraria um preço um pouco abaixo do que o computador com Windows.


---------------------------------------
Corrija-me quando necessário!
---------------------------------------



10. Re: Empresas sujando a imagem do Linux?

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 16/06/2017 - 10:34h

Feolips escreveu:
Considere quatro coisas: ....

Quatro coisas consideradas por mim e por voce. E os fabricantes e compradores de computadores, vão considerar?


11. Re: Empresas sujando a imagem do Linux?

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 16/06/2017 - 11:12h

A iluminada marca Positivo realizou a proeza de vender notebooks com uma remasterização deles da distribuição Mandriva. Não bastava para eles instalar um SO falido nas máquinas; eles também decidiram injetar nele uma caralhada de aplicativos inúteis e tal. A única bola dentro foi que o manual que eles criaram para o usuário era bacaninha. Nada muito completo mas útil se a porr* do SO não estivesse desatualizado e você pudesse atualizar o sistema.

Será que é preciso ser muito esperto e detentor de um grande conhecimento em informática para perceber que seria melhor se eles tivessem socado uma distro base nas máquinas ali? Eles poderiam, inclusive, até criar uma remasterização dessa distribuição para inserir nela um wizard para auxiliar os usuários e fazer a porr* toda automaticamente. Como o colega acima sugeriu, o CentOS seria uma ótima pedida.

"Ah não, mas a maioria das pessoas iriam preferir o Windows!". Pau no c* desses indivíduos. Eles irão formatar a máquina de qualquer maneira. O pessoal que compra máquinas com Linux por conta do preço geralmente manda alguém colocar um Windows piratão nelas. Mas, quem quisesse ficar no Linux, estaria em boas mãos.


12. Re: Empresas sujando a imagem do Linux?

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 16/06/2017 - 11:24h

Ah, esqueci de um detalhe: pode ser que a M$ esteja "molhando a mão" dos fabricantes para que eles queimem o filme do Linux dessa forma. Ela não quer concorrência.

A escolha dos fabricantes é tão demente que só pode ser de propósito mesmo...



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts