
SamL
(usa XUbuntu)
Enviado em 03/08/2017 - 22:51h
Estava aqui escrevendo meu novo artigo para o VOL e me surgiu a dúvida: de que maneira eu posso ensinar sobre um código?
Tentei a maneira "clássica" que vejo por ai que é: falar explicando o código, por exemplo:
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Veja que na linha 12 usei a função ehColisao() que verifica se dois objetos estão colidindo. Se você usar tal função, tenha o cuidado de verificar se antes os objetos não se tocam/colidem...
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Eu acho essa maneira de "falar explicando" uma baita chatice, lembra muito meus professores de faculdade e escola (médio e fundamental). Daí eu tentei criar um estilo próprio e mais informal, algo como uma conversa:
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Eu: e então senhor eu já sei tudo, como pretende verificar colisão entre dois círculos?
Você: eu não sei, acho que vou fazer uns testes....
Eu: certo, deixa eu explicar como se faz
Eu: veja essa imagem
[imagem aqui]
Eu: se dois círculos estão se tocando é porque a distancia entre os centros dos dois é menor que a soma dos seus raios.
Você: faz sentido... e como eu detecto colisão?
Eu: meu amigo você é lentinho, acho que vou desenhar pra você entender.... segue meu rabisco
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A primeira forma é mais chata mas é mais compacta, já a segunda com conversas simuladas me parece ser mais efetiva, apesar de que exige uma estorinha concisa e no contexto, fora que muitas linhas de conversa.
Alguém conhece outra forma de ensinar algo em tutoriais/artigos do VOL? Ou está bom uma dessas duas?