credmann
(usa Debian)
Enviado em 04/04/2019 - 12:14h
omag0 escreveu:
Sou a favor da privatização. Quem tem mais de 35 anos basta lembrar como era a telecomunicações quando era estatal e agora que é privado ( com ressalvas que explicarei mais abaixo)
Exemplos mais recentes vejamos a Vale.
Ou a Eletrobras que no Sul, parte foi privatizado (veja a valorização e a qualidade do serviço).
O problema é que no Brasil, empresa estatal não funciona, privatizar também não. Porque o Brasil não privatiza e abre o mercado para a livre concorrência. O Brasil privatiza, cria um órgão fiscalizador (como Anatel, ANAC...) que em geral é corrupto, favorecendo assim a criação de lobby. Aí nos EUA têm mais de 20 operadoras de telefonia, no Brasil não chega a meia dúzia. E todas com os mesmos preços e qualidade de serviço.
Aí temos uma telefonia horrível, mas mesmos ainda é melhor que se fosse estatal.
Quanto a Petrobrás. Os EUA acharam, até o momento, a maior reserva de gás de xisto do mundo. É menos poluente que o petróleo. Com essa renovação enérgica, com fontes limpas e renováveis, creio que em 50 anos o petróleo não será tão relevante como é hoje
Fontes alternativas terão maior relevância.
No EUA, o governo interfere fortemente no Mercado para garantir a concorrência. Vide os processos da Standard Oil e AT&T.
O xisto (folhelho, para ser mais exato) pode ser mais barato, mas não é renovável e nem menos poluente. As grandes petroleiras estão longe disso porque sabem que a conta virá, e cara.