albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 09/11/2012 - 00:37h
Não há nada que eu odeie em Linux... Apenas não gosto de algumas coisas, abaixo listadas e comentadas...
1) Pulseaudio, não funciona em várias placas de som, é uma pena, pq se funcionasse sempre seria o melhor servidor de som para linux, pq é muito configurável.
No meu caso,está funcionando bem apenas na placa de som do micro novo da faculdade, o Phenom de 8 nuclesos.
2) Grub2, é instável e meio temperamental, as vezes vai, as vezes prega peças, o Grub legacy era mais prático.
3) GNOME3, GNOME-Shell e Cinnamon.. São horríveis e muito exigentes com o hardware, hoje vai,amanhã não! Instala um plugin e já era. ambientes graficos que precisam de 500000 pajelanças em linha de comando para funfar, não são práticos.....
4) Coisas que não desgosto, mas antigos eram melhores... tocador Amarok, os antigos eram mais fáceis e mais estáveis. Exaile, outro tocador. Os antigos eram ótimos. De hoje, nem baixar a lista de radios baixa. Dos tocadores parecidos, o que funciona legal é o Clementine.
Outra coisa é o compatilhador frostwire, quando trabalhava com todas as redes, era o melhor para linux e para windows também. Agora? nem conectar o bicho conecta. estou usando mldonkey, amule e amule adunanza.
5) os mensageiros instantaneos, eles funcionam, mas o MSN para Win é melhor. Agora MSN vai acabar, parece.
6) HPLIP, funciona, mas perde as configs toda hora.
7) Java e Flash Player, de vez em quando... empaca! srrsrsrs
Agora tudo depende do hardware também. Sei disso pq no meu novo Phenom, da faculdade, 8 nucleos, não tive que fazer peripecias para desativar DHCP para usar IP fixo, e o Pulseaudio funcionou de primeira, e a aceleração 3D, Kwin e Compiz. funcionou na hora, inclusive com os drivers livres e com Mesa e Galium,não precisei nem dos drivers ATI.
e olha que é uma ATI e não NVIDIA como nos meus outros micros.
quanto aos portáteis,eu concordo com EDPS. A galerinha kjovem adora conversar via rede em smartphones, celulares e tablets... Mas para mim,acostumado com teclados grandes, caixas d esom grandes.... Não me vai! nem Notebook gosto muito. Mexo uns 20 minutos num tablet ou num notebook e já me cansa, Teclado pequeno, quando tem teclado... é horrível. Para comodidade, e performance, nada com um velho e bom Desktop grandão e com muito hardware e memoria RAM!
Não sei dizer se o Desktop está morrendo, mas receio que sim. Em todo o caso, alguns SOs e ambientes graficos tem sido feitos para esses aparelhos. Haja visto o GNOME3 e o Windows 8.
Ainda bem que para Desktops tem o XFCE, o MATE, KDE, o E17 etc... que são ótimos; Gosto do velho Window Maker,mas gosto muito do MATE,para mim ele é a evolução do GNOME2.