
Rezendebt
(usa Slackware)
Enviado em 25/12/2020 - 19:12h
Olá, pessoal, uma situação curiosa me ocorreu aqui. Estava configurando um servidor VPS na Linode para algumas necessidades corriqueiras aqui, sem problemas quanto a isso. Por questão de organização (hábito), costumo dividir os discos das minhas máquinas físicas em várias partições com finalidades distintas. Como normalmente faço meus VPS's para realizar funções "únicas" e dedicadas, nunca precisei recorrer a isso. Até a dada de hoje, quando fui dar uma olhada na estrutura dos discos.
O servidor VPS em questão está rodando o inigualável Slackware. Lancei o tradicional comando #lsblk para dar uma olhada rápida nas partições, aí reparei que o sistema só identificava os discos físicos (sda, sdb etc etc) e não as partições (sda1, sda2, sdb1, etc). Aí já começou o b.o., muito bem, executei depois um #fdisk -l, pois, na verdade, precisava saber em qual setor a partição do sistema se iniciava, pois seria o único jeito de fazer o reparticionamento "on the fly" e, para minha surpresa, o fdisk não me trouxe essa informação, pois também não identificou as partições, somente o disco. Ok, visto que a situação já estava meio embananada, parti direto para #cfdisk /dev/sda, e ele não identificou uma tabela de partição válida! (Até determinei a criação de uma tabela gpt já sabendo que ia sambar todo o disco, só pra ver onde ia chegar. Realmente o sistema foi pro espaço e tive de criar uma instância nova do zero).
Até não vou me debater muito sobre isso, pois trata-se de uma questão de organização interna do VPS que posso fazer de outra maneira sem alterar as partições. Mas, como esses sistemas funcionam sem tabela de partição? Apesar de ser sabido que fazer o reparticionamento "on the fly" é uma ação enjoada em situações normais num disco físico, alguém sabe a forma de dividir um disco preestabelecido numa instância rodando na nuvem como Linode, Digitalocean, Vultr? (Sem usar o dashboard, claro, pois essa ferramenta só aumenta a quantidade de volumes).
Abraços,