Diede
(usa Debian)
Enviado em 16/04/2010 - 17:18h
Sim, certo quanto a ordem de primary/master & primary/slave.
Se seu HD for externo, o block dele (sdx, onde x é uma letra) vai depender do hardware da sua máquina...
Aqui, por exemplo tenho alguns leitores de cartão e alguns HD's, então o HD externo fica como "sdh".
Se você aí não tiver nada SATA ou USB, ele será o sda... Dê um "ls /dev/{h,s}d*" antes e depois de plugar o HD, para ver o novo block que foi criado. Ou, dê um dmesg|tail depois de plugar o HD, já que vai aparecer algo como:
sd 7:0:0:0: [sdh] Assuming drive cache: write through
sd 7:0:0:0: [sdh] Attached SCSI removable disk
O "arquivo gerado" (Na verdade não será um "arquivo" em si, já que você está escrevendo direto no HD... se bem que aqui em Unix-like tudo é arquivo, então...) terá exatamente o mesmo tamanho do HD origem.
Agora, se entendi bem sua última pergunta (Criar uma imagem do HD e pôr nele mesmo), isso não é matematicamente possível, pois você precisaria do mesmo tamanho da origem no destino, e como o destino é a origem você não teria espaço (Se imagine tentando guardar uma caixa dentro da outra, mas as duas tendo o mesmo tamanho...). A não ser que queira clonar uma PARTIÇÃO, o que é perfeitamente possível.
Por exemplo, você tem um HD de 160GB com uma partição de 40GB e e outra de "120GB". Poderia dar um "dd if=/dev/hda1 of=/media/hda2/hda1.imagem.img" (onde /media/hda2 é a /dev/hda2 montada), e criar uma imagem para transferir posteriormente para o HD externo.