
		Adenauer Prange
		
		(usa Debian)
		
		Enviado em 05/03/2017 - 14:19h 
		Obrigado pela resposta Sr. Agnel Póvoa.
Quanto às soluções propostas no link, faço os seguintes comentários:
1. INSTALAR TOKEN ALLADIN
	Com relação ao Token, aqui no estado do Rio, a parceria da OAB-RJ foi com a Certisign, e este passo eu já consegui realizar. O meu token funciona nos meus computadores, tanto Debian, quanto Ubuntu. 
	
	De qualquer forma obrigado pela sugestão.
	
2. CONFIGURAR FIREFOX PARA ABRIR SITES QUE EXIGEM CERTIFICADO DIGITAL (comprasnet, TJ-TO, TJ-RJ, e-CAC e outros)
	A configuração do Firefox para utilização dos sites que exigem certificado digital ocorreu sem problemas. Consigo acessar o site do TJ-RJ (não testei o de Tocantins) e do e-CAC. 
	
	Consigo utilizar meu token para acessar o site do TRT-RJ que utiliza o PJe com todos aqueles bugs e incompatibilidades no windows em relação à java, versão de firefox, utilizando simplesmente a ferramenta ICEDTEA.
	
	Novamente, apesar de já ter resolvido este problema, obrigado pela sugestão.
	
3. USAR ASSINADOR DE PDF DO TJ-TO
	Eu já havia conseguido instalar e utilizar o assinador de PDF do TJ-TO. Inicialmente parece melhor do que o Assinador-livre do TJ-RJ, por permitir assinatura em lote e lógico, funcionar no GNU/Linux. 
	
	Ocorre que, quando finalmente fui protocolar uma petição e anexos no processo eletrônico do TJ-RJ, a anexação dos arquivos falhou, com uma informação sobre não reconhecimento de assinatura válida (isso usando o Ubuntu, porém o problema repetiu-se no Windows), então, tive que utilizar o Assinador-livre no Windows para o protocolo da petição e só assim funcionou.
	
		3.1 Checkin do passos para uso do Assinador do TJ-TO
			
			[Feito]	Baixe o Assinador do site do TJ-TO
					|> daqui (http://wwa.tjto.jus.br/assinadortjto/)
					|> ou diretamente daqui (http://eproc.tjto.jus.br/ferramentas/assinadortjto/AssinadorTJTO.jar)
					
			[Feito]	Clique com o botão direito no arquivo “AssinadorTJTO.jar” e vá em Propriedades > Permissões  e marque a 	opção “permitir a execução como um programa”
			
			[Feito]	Na aba “Abrir com” marque a opção da Versão mais recente do Java 8 que aparecer. 
			
					A Ressalva aqui, é que utilizo o Icedtea-8-plugin e o OpenJDK 8: funcionam bem para usar no PJe-RJ e aparentemente funcionavam para fazer ativar o AssinadorTO (cheguei a fazer assinaturas e eram reconhecidas no adobe reader no windows), o JPDFSign (apesar de não ter conseguido fazer assinaturas nem reconhecer o meu token) epara o Internet Banking do Banco do Brasil [apenas no Ubuntu, pois no Debian não localizei nos repositórios o Icedtea-8-plugin que é o mais recente (mesmo nos backports, apesar de uma indicação de ser pacote sugerido)].
					
					Minha resistência em usar o JAVA proprietário, além do fato de ser proprietário é que o PJe-RJ não acompanha a evolução das versões e o sistema as atualiza sempre que estão disponíveis. Este problema ocorre também no Firefox, em que obrigam o usuário a usar uma versão mais antiga do navegador e ainda de 32 bits. (utilizado as alternativas livres, este problema aparentemente foi superado).
			
			[Feito]	Execute o arquivo com duplo clique e ao abrir clique na opção da “engrenagem”. Uma janela abrirá, então marque a opção “Utilizar JCE com Driver” e no caminho digite o seguinte local (/usr/lib/libeToken.so), pronto, os documento PDFs já podem ser assinados conforme instruções do site 
http://wwa.tjto.jus.br/assinadortjto/#guia
			
	Novamente, obrigado pela sugestão.
			
4 CONCLUSÃO
	Posso testar o uso do AssinadorTO com o Java proprietário, mas fatalmente, em algum momento, ocorrerá um problema para fazer login no PJe-RJ do TRT-Rio quando as versões conflitarem. 
	
	Assim não consigo ter totalmente implementado o uso do processo eletrônico para todas as instâncias e tribunais com que trabalho usando apenas Ubuntu, quiçá Debian. 
	
	Por isso, questionei sobre o uso da ferramente GNUPG que pelo que li, serve para criar e assinar digitalmente. Como poderia ser feito para usar o GNUPG com o token comprado? Existe alguma solução livre para simplesmente assinar digitalmente um documento de PDF e que não dependa de Java?
	
	Acrescentando, tentei novamente usar o JPDFSign e não sei como configura-lo. Alguém saberia?
	
	Finalizando. Agradeço novamente a resposta e sugestões Sr. Agnel Póvoa.