![felipe felipe](//static.vivaolinux.com.br/imagens/fotos/17f255cc0ab4e.jpg)
roquetiger
(usa Arch Linux)
Enviado em 05/10/2016 - 22:19h
Concordo com Wyllmorrison, é um s… esse lance de ter as respostas desviadas a outros assuntos. Uso o Linux a anos, e o libreoffice por mais que teve constante atualizações, tem bugs chatos que não retiram de jeito algum, como o fato de salvar em servidor remoto, tem hora que funciona e tem hora que não, e a fonte MS Calibri, não funciona corretamente, de jeito algum, por outro lado, outras fontes usuais comuns em trabalhos acadêmicos, como a MS True Type Times New Roman e Arial, funcionam até melhor que no Windows. Outro bug, extremamente chato no libreoffice, é o corretor ortográfico, mesmo com a extensão instalada corretamente, tem hora, que o corretor simplesmente não funciona, e tem outras horas que corrige erros parcialmente em documentos, detectando apenas alguns. Então são disfunções irritantes, que atrapalham o uso comum e corriqueiro profissional e acadêmico, que se d… se é livre, opensource ou não, mas Bugs corriqueiros simplesmente não são retificados, são corrigidos outros que nem são tão visíveis ao usuário final, só aos desenvolvedores.
E antes que comecem com "tietagem" a responder informando que os bugs que relatei pode se tratar de desatualização do libreoffice, ou da distribuição linux utilizada, uso mais de uma distribuição pois gosto de ter comparações de desempenho, inclusive, uso o ArchLinux, pois é deveras atualizado, em relação a qualquer outra distribuição (sempre update), e os bugs do libre são os mesmos, inclusive, para a versão Windows, que é à que uso em meu trabalho.
Bom, de volta ao que interessa, o MS Office 2016 não funciona, ainda, no wine. Porém, o 2013 e anteriores tem diversos tópicos com vasto acervo de tutoriais, como instalar sem erros através deste compatibilizador de APIS (pois, não se trata de emulador, só para ficar claro ;) rs).
Escolhi um, e apresento como instalar o MS Office 2013, 32 Bits, usando a versão do wine 1.9.9, com o PlayOnLinux.
Os dlls overriders serão os seguintes:
Microsoft Visual C++ 2013, Microsoft .NET Framework 2.0 & 4.0, MSXML 6.0, D3DX9
No entanto, testei mais de uma versão do Office 2013 e nem todas são compatíveis com o Wine na hora da instalação, então fica a dica, use a versão do Microsoft Office 2013 “Professional Plus”.
Também existe outro site ensinando como instalar o Office referido, com outra versão do Wine, à 1.8-rc1-staging (dlls overriders, apenas riched20, após a instalação com êxito se deve instalar manualmente msmlx6, para evitar erros e rodar o Office normalmente).
Fontes:
instalação com êxito:
https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=26323&iTestingId=93676
https://www.reddit.com/r/linux/comments/3ukrfh/microsoft_office_2013_on_linux_using_playonlinux/
http://pastebin.com/xz1VPD9u
Incompatibilidade do wine com o 2016:
https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=33762