stefaniobrunhara
(usa CentOS)
Enviado em 17/10/2013 - 11:39h
matheusssilva escreveu:
Bem, sou programador de sistemas, então não preciso dizer que o meu forte não é redes e servidores. Mas é comum em casos de clientes de pequeno porte, nós mesmos que matemos o sistema acabamos por cuidar também da pequena rede do cliente.
Bem, vamos a duvida.
Estive pensando em como aumentar a segurança dos dados além dos tradicionais bakups feitos por dentro do sistema. Me veio então a ideia de que talvez o RAID1 pudesse ser útil. Porém nunca implementei raid em servidores. E tenho as seguintes dúvidas:
RAID depende do hardware?
Pergunto isso pq geralmente pequenas e micro-empresas usam PCs comuns como servidor, ao invés de servidores propriamente ditos. Vi também que hoje em dia a maioria das placas-mãe vem com o recurso de RAID. Isso funciona?
Li um pouco sobre o RAID1 e me pareceu ser exatamente o que eu busco, já que ele mantem um "espelho" (cópia exata entre os dois discos). Mas como é a funcionalidade disso na prática? Digamos que se eu remover o disco principal com o servidor ligado (Simulando a queima do mesmo) o sistema passa a usar o disco de backup autonomamente?
Raid pode ser feito por software ou por hardware.
O Linux tem suporte a raid por software, já cheguei a fazer teste no mandriva tempos atrás, mas como sempre usei raid de hardware, não me senti seguro, apesar de não poder criticar o raid de software.
Raid de hardware das placas mães já me deixarão 2 vezes na mão, o disco queimou e o outro não segurou o sistema operacional, mas não perdi dados.
Para você fazer o teste de remover o disco, sua controladora precisa ser Hot Swap, se não você poder ter problemas elétricos, já tive esta experiência com raid 5 por hardware com Hot Swap, nem precisei desligar o servidor para trocar o disco queimado.