Mover imagem para fora da janela [RESOLVIDO]

1. Mover imagem para fora da janela [RESOLVIDO]

Alex Fernando Ferreira
staltux

(usa Slackware)

Enviado em 23/10/2008 - 21:32h

eu fui tentar estudar e brincar com a SDL e C++...instalei o Code::Blocks
inciei um projeto SDL nele e só modifiquei a chamada da imagem(estou usando a SDL_IMAGE) para carregar uma imagem jpg...
o problema é quando eu tendo mover a imagem para fora da janela no lado esquerdo...a imagem simplismente volta para o canto 0 e X...
seto X pra -100...a imagem se movimenta e volta sozinha pra X=0...
nao identifiquei nada no codigo que fize-se isso...
---------------------------------------------------------------------
#ifdef __cplusplus
#include <cstdlib>
#else
#include <stdlib.h>
#endif
#ifdef __APPLE__
#include <SDL/SDL.h>
#else
#include <SDL.h>
#endif
#include <SDL/SDL_image.h>
int main(){
// inicializando SDL video
if ( SDL_Init( SDL_INIT_VIDEO ) < 0 )
{
printf( "Unable to init SDL: %s\n", SDL_GetError() );
return 1;
}
// fechar SDL antes de finalizar o programa
atexit(SDL_Quit);
// criando uma nova janela
SDL_Surface* screen = SDL_SetVideoMode(1024, 768, 32,
SDL_HWSURFACE|SDL_DOUBLEBUF);
if ( !screen )
{
printf("Unable to set 640x480 video: %s\n", SDL_GetError());
return 1;
}
// lendo uma imagem
SDL_Surface* bmp = IMG_Load("01.jpg");
if (!bmp)
{
printf("Unable to load bitmap: %s\n", SDL_GetError());
return 1;
}
// centrando o bitmap na janela
SDL_Rect dstrect;
dstrect.x = -100;
dstrect.y = (screen->h - bmp->h) / 2;
// loop principal
bool done = false;
while (!done)
{
// message processing loop
SDL_Event event;
while (SDL_PollEvent(&event))
{
// check for messages
switch (event.type)
{
// exit if the window is closed
case SDL_QUIT:
done = true;
break;
// check for keypresses
case SDL_KEYDOWN:
{
// exit if ESCAPE is pressed
if (event.key.keysym.sym == SDLK_ESCAPE)
done = true;
else if(event.key.keysym.sym == SDLK_LEFT){
dstrect.x = -100;
}
else if (event.key.keysym.sym == SDLK_RIGHT){
//dstrect.x += 10;
}
break;
}
} // end switch
} // end of message processing
// DRAWING STARTS HERE
// clear screen
SDL_FillRect(screen, 0, SDL_MapRGB(screen->format, 0, 0, 0));
// draw bitmap
SDL_BlitSurface(bmp, NULL, screen, &dstrect);
// DRAWING ENDS HERE
// finally, update the screen :)
SDL_Flip(screen);
} // end main loop
// free loaded bitmap
SDL_FreeSurface(bmp);
// all is well ;)
printf("Exited cleanly\n");
return 0;
}
----------------------------------------------------------------
como podem ver é apenas um codigo padrão gerado por um novo projeto SDL no codeblocks...
alguem sabe me explicar pq a imagem sempre volta pra 0 em x...e como fazer para que ela fique de vez a esquerda?
ps: postei o codigo identado...


  


2. MELHOR RESPOSTA

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 14/12/2008 - 08:25h

vc pode tentar de dois modos:
1-adicionar de forma indireta a dstrect.x ou .y
usando uma segunda variavel inteira;
EXEMPLO:
antes do main loop
SDL_Rect dstrect;
int mover_x;
mover_x = "valor_inicial_de_dstrect";
no loop principal
...
SE user aperta SETA_ESQUERDA
{
mover_x = mover_x - 10;
}
destino.x = mover_x;
...

2-Usar dois Rects.
EXEMPLO:
antes do main loop
SDL_Rect dstrect, posicao;
"inicialize_dstrect";
posicao = dstrect;
no main loop
...
SE user aperta SETA_ESQUERDA
{
posicao.x = posicao.x - 10;
}
dstrect.x = posicao.x;
...
O mesmo pode ser feito na reta 'y'.
Espero que tenha compreendido.
t+!!!


3. Resolvido

Alex Fernando Ferreira
staltux

(usa Slackware)

Enviado em 19/02/2009 - 00:23h

aeeee....
eu usei dois rects como você disse...e funcionou
vlw.....






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts