geminus
(usa Debian)
Enviado em 17/09/2015 - 13:50h
Teixeira escreveu:
Vejam a definição que encontrei em
http://searchenterpriselinux.techtarget.com
"DEFINITION - Sudo (superuser do) is a utility for Unix- and Linux-based systems that provides an efficient way to give specific users permission to use specific system commands at the root (most powerful) level of the system. Sudo also logs all commands and arguments".
DEFINIÇÃO - Sudo (superuser do) é uma utilidade para sistemas baseados em Unix e Linux que proporciona uma forma eficiente de conceder a usuários específicos a permissão para usar comandos específicos do sistema no seu nivel raiz (o mais poderoso). Sudo igualmente abrange todos os comandos e argumentos.
Fiquei meio com a pulga atrás da orelha ao ver "su" definido como "switch user" em lugar de "super user", uma vez que isso eventualmente transmitiria a idéia de uma possível comutação entre usuários de mesmo nível.
Mas a definição é essa mesma, confira no manual
$ man su
NAME
su - change user ID or become superuser
...
E a idéia a ser transmitida também: significa você mudar o usuário logado na mesma sessão (permissões, variáveis de ambiente...). É muito usado em scripts, principalmente nos de instalação e configuração de programas que utilizam usuário próprio.
Obviamente que será solicitada senha se a conta que estiver sendo acessada estiver configurada com tal parâmetro (a não ser que seja o usuário root emitindo o comando). Então não se preocupe que não há nenhum problema de segurança por causa desse recurso em si. As opções do comando permitem alterar algumas características do novo ambiente que podem ocasionar problemas, só utilize sabendo exatamente o que está fazendo, mas a funcionalidade básica do comando "su" é exatamente essa, alterar o usuário logado.