alexabolada
(usa Debian)
Enviado em 07/02/2023 - 17:13h
Antes de tudo, é importante entender como o Linux manipula dispositivos USB, como pen-drives, discos externos e etc. Quando o dispositivo é conectado, o Udev cria entradas em seu kernel para lidar com ele e torná-lo acessível para o sistema. Alguns serviços no Linux, como o automount e o samba, utilizam esses recursos.
Para criar essas regras, você deve usar o comando `udevadm` para criar o arquivo `99-local.rules` no diretório `/etc/udev/rules.d/`. Esse arquivo servirá para adicionar as regras necessárias para configurar os dispositivos USB. Depois de adicionar a regra que você definir, como a mostrada na resposta anterior, você precisa habilitar os serviços colocando isso: `# systemctl enable mnt-usb.automount` e `# systemctl enable smb-usb.automount` no terminal, e então reiniciar o sistema.
Para atribuir um grupo específico ao dispositivo compartilhado, é só adicionar uma linha ao arquivo `99-local.rules` que foi criado. Por exemplo: ENV{GROUP}="nomedogrupo". Essa linha será o grupo responsável por ter permissões sobre o dispositivo.