marcos.ramos
(usa Ubuntu)
Enviado em 03/02/2009 - 15:52h
calma gente, pé no chão!
A gente aqui tá igual criança quando o pai fala que vai comprar brinquedo novo xD com todo respeito, claro.
criar uma distro que aceite todos esses tipos de pacote não é um trabalho nem um pouco simples, sabe porque? vamos pensar:
Um determinado pacote rpm, instala os arquivos na pasta A, B e C. Mas isso porque ele foi baseado no rpm original, da redhat. Outro pacote, também RPM, é só um pouquinho diferente, instala os arquivos nas pastas A, B e C, e altera uma configuração em D.
Agora temos um .tar.gz, coisa de macho :P
Quando compilo e instalo, os arquivos vão pras pastas B, D e E.
Aí depois temos os .deb, os .tar.gz.pkg, e por aí vai.
Agora imagina o trabalho de corno que dá pra fazer um gerenciador de pacotes universal?? Além de que esse realmente é um bicho de sete cabeças. Olha que ainda nem falamos das dependências ao se usar vários repositórios... que é a parte mais complicada de tudo. Um pacote no repositório tal, aceita esse outro pacote, mas NESA versão, e só.
No fim das contas, o que iria acontecer(vamos supor que o tal gerenciador de pacotes realmente deu certo, funcionando bem estável)é que teriam-se tantos pacotes de uma mesma aplicação/biblioteca pra escolher, que acabaria por confundir (mais ainda) o usuário. A não ser que esse gerenciador tenha um super algoritmo de escolher o melhor pacote, dentre vários repositórios, levando em consideração as dependências e o sistema do usuário.
Novamente insisto em uma distro voltada para ensinar o pessoal aqui, desde o mais leigo, até o melhor programador assembly(tenho medo deles o.o). Logo, para realmente ensinar o pessoal, acredito que deveria ser "from scratch", assim teríamos a oportunidade de ver as coisas acontecerem, desde o "zigoto" até o bixin nascer do ventre da comunidade(nofa, filosófico não?).
Kurumin? Não vou mais tocar no assunto. Quem que saber minha opinião leia os posts anteriores.
[]'s