lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 16/04/2015 - 13:07h
Via de regra, é besteira rematada compartilhar as /home entre duas distros. Isso vai bagunçar o .config, o .local e todos os outros arquivos ocultos de configuração no diretório $HOME do usuário. Mas tem um jeito que não é bonito mas funciona. Siga o passo-a-passo:
1) Instale normalmente a primeira distro (que para isso recomendo ser o Arch, já que é mais fácil manipular usuários pelo Slackware), crie o usuário e um grupo de usuários associado a esse usuário criado, e coloque esse usuário no grupo. Ex.: usuario, UID=1000, que estará nos grupos padrão da distro e no grupo usuario, GID=1000. Anote o GID e o UID conforme a distro de instalação, esses aqui são exemplos apenas.
2) Na segunda distro crie um usuário com nome diferente e o grupo de usuário com o mesmo nome da primeira distro, mas USE O MESMO UID E O MESMO GID! Ex.: usuario01, UID=1000, pertencente aos grupos padrão da distro e ao grupo usuario, GID=1000. Use os mesmos números do passo 1.
3) Apague todos os diretórios padrão da segunda instalação (Área de trabalho, Documentos, essas coisas) e crie vínculos simbólicos com o ln -s apontando para os diretórios equivalentes no diretório de usuário da primeira instalação.
4) Padronize os ~/.config/user-dirs.dirs para os nomes corretos.
Isso vai funcionar, deixando sua /home compartilhada com dois diretórios (/home/usuario e /home/usuario01) mas compartilhando todos os arquivos. Se você usa Dropbox, Copy e coisas do tipo, é legal fazer o mesmo truque para evitar duplicatas desnecessárias de arquivos no seu sistema.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Licenciado Pleno em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Mestrando em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro