sombriks
(usa Slackware)
Enviado em 17/07/2007 - 02:19h
Cara,
os inodes apontam para onde os arquivos estão.
Seus arquivos são pequenas áreas magnetizadas do disco que representam zeros e ums. o inode explica como achar essas áreas.
Ao sebrecrever um inode vc simplesmente faz o descritor esquecer o que ele apontava antes e o alimenta com novas coordenasdas.
VC falou em mexer bos inodes; pois bem, é o sistema de arquivos que faz isso, portanto leia o código do ext3, reiserfs, fat (ntfs é alienígena! mas tem o ntfs-3g) e vc vai compreender como mexer com inodes.
tem um artigo legal sobre isso,
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6773&pagina=1
e leia os comentários, eles complementam bem o mesmo.
seria legal vc estudar isso, porque o reiser4 está encalhado faz tempo por falta de gente pra programar; desde que Hans Reiser foi preso (acusam ele de ter matado a pórpia muler, >:D)
pouca gente conseguiu entender a macumba da cabeça do kra.
Então, se a nasa diz que recupera dados de ahd é porque ela sabe que enquanto os inodes lidam com grandezas discretas (i.e. mensuráveis) o disco é
uma espécie de sistema contínuo; no espaço reservado para um bit há mais polarizações do que se esperava; assim é possível recuperar dados gravados anteriormente, basta ficar atento a polarização e força magnética a área específica do disco.