Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 30/11/2012 - 12:19h
Essa associação de micro velho + distro antiga + webcam em geral não funciona muito bem, por causa das bibliotecas necessárias para o sensor da webcam funcionar no Linux.
Procure usar uma distro cujo kernel seja bastante superior a 2.4 pois versões anteriores poderão não lidar bem com dispositivos USB.
Por outro lado, versões mais atuais que 2.6 costumam ser pesadas demais para micros velhos.
Então é isso: Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Contudo, existe uma certa probabilidade de que sua câmera funcione de primeira, sem dar xilique algum.
Tenho duas webcams, sendo uma delas xing-ling de 300 Kpixels (USB 1.1) e que foi "uma coisa" para que eu conseguisse fazê-la funcionar, o que somente aconteceu quando eu instalei o Big Linux em sua versão 5 alfa, e daí em diante (Linux Mint, Ubuntu, Suse).
A segunda é uma Leadership de "5mega" (na realidade 350 Kpixels) e que é detectada como USB 2.0 , declaradamente compatível com Windows XP SP2 / Vista / 7, Masc OS 10.4.9 ou superior e Linux, e que exige um processador de 400mHz ou mais, 128MB RAM ou mais, 200MB de espaço em disco ou mais, plada de vídeo VGA e DirectX 9.0C ou superior.
Note-se que não funciona no Windows XP SP3 (somente SP2 ou menos) e com um detalhe: qualquer que seja o S]sistema operacional, tem de ser compatível com UVC (USB VIDEO CLASS).
No Linux temos a felicidade de poder detectar nossa webcam através do comando
lsusb que lista no terminal os dispositivos USB encontrados.
Existe um número no formato 1234:1234 cujos 4 primeiros algarismos identificam o verdadeiro fabricante, e os quatro últimos (após o ":") o código do produto.
Visitando
http://www.ideasonboard.org/uvc/ podemos ver se nossa webcam está listada ou não.
Observação: Versões de Linux cujo kernel seja igual ou superior a 2.6.26 já incluem nativamente o driver UVC.
A versão 4.3 do Puppy Linux vem com kernel 2.6.30.5 o que é suficiente para o seu caso.