
Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 11/04/2025 - 19:15h
Como já tem o Windows instalado primeiro você terá de ver se tem algum espaço livre (não alocado) no disco, seja ele HD ou SD.
Você pode ver isso clicando com o botão direito no ícone Meu Computador (W10) ou Este Computador (W11) > Mostrar mais opções (W11) > Gerenciar, abrirá a janela do Gerenciamento do Computador, no menu à esquerda você clica em Gerenciamento de disco que mostrará as partições que tem no disco com o Windows.
Caso tiver algum espaço livre dirá "Espaço não alocado" ou algo assim, caso contrário o Windows quando foi instalado tomou todo o HD/SD.
O que você poderá fazer é diminuir o volume ali mesmo nessa janela no próprio particionador do Windows.
Escolha uma partição que você pode diminuir no Windows para depois instalar o Ubuntu.
Terá de diminuir deixando um bom espaço. Aí depende do tamanho do teu HD/SD.
Terá de deixar uns 100 ou 200 GB de espaço livre para o Ubuntu, aí vai do que você quer fazer, se quer só instalar o Ubuntu para aprender a mexer nele pode deixar uns 100 GB ou menos. Caso quiser ou não puder deixar 100 GB, deixe uns 50 GB.
No HD/SD que você quer criar a partição, você clica com o botão direito na partição desejada > Diminuir volume > e na janela que se abrirá você coloca o tamanho que você quer diminuir em MB (Digite o espaço a diminuir em MB:), por exemplo, 100 GB são 1024 x 100 = 102.400 > e clica em diminuir. Você calcula GB em MB multiplicando por 1024: 50 x 1024, 67 x 1024, etc.
Depois de concluído o processo de diminuição, caso o Windows deixou alocado o espaço como uma partição nova, aí você clica nela com o botão direito e vai em Excluir volume para deixar o espaço livre que depois será reconhecido pelo instalador do Ubuntu.
Acredito que assim é o melhor para você do que tentar fazer pelo Gparted (ou outro) no pendrive de instalação do Ubuntu.
Daí na instalação você somente cria as partições no espaço livre pelo próprio pendrive de instalação do Ubuntu.
_________________________________________________________
Rule number one: Always listen to Buck!
Enquanto o cursor estiver pulsando, há vida!