removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 23/05/2022 - 09:12h
Bom, sobre o React.js, ele é apenas uma lib js, não seria considerado um framework, igual o Angular, por exemplo.
O que pode estar influenciando na lentidão durante o desenvolvimento, é a configuração da sua máquina. Para desenvolver em React.js, é necessário rodar via Node.js o projeto, o que não é tão leve.
Por isso que para desenvolver em web, é necessário uma máquina razoável, de no mínimo 8GB de RAM, equipado com SSD, e com um bom processador.
O que vai rodar no browser do usuário, independente de lib, é js puro. Lembrando que o browser só interpreta html, css, e js vanilla. Por isso, no processo de deployment de uma aplicação React.js, é gerado uma build em js puro, pronto para hospedar em algum lugar. Compare esse processo com o binário gerado após a compilação, onde o binário é o que o usuário vai de fato utilizar.
O React Native, para construção de apps para smartphones, é um pouco diferente. Ele converte o código JavaScript para a linguagem nativa da plataforma de destino (Kotlin/Java para Android, e Swift/Objective-C para iOS).
Nesse caso, o desenvolvimento com RN também exige uma máquina mais parruda, principalmente se for utilizar emulador. Por isso, hoje em dia, é mais conveniente utilizar o Expo para desenvolver e testar os apps.
Sobre o jQuery, honestamente, não compensa mais estudar essa lib, pois já está em desuso faz muitos anos.
Hoje em dia é mais comum encontrar jQuery em sistemas legados, os quais ainda não foram reescritos com tecnologias mais modernas.
Recomendo nesse caso - se não puder fazer um upgrade na máquina - estudar JavaScript vanilla ("puro"), pois não precisa rodar nada em Node.js no local. Dependendo do que precisa fazer, o js puro já te entrega tudo o que precisa.
E de quebra, tudo consegue criar um PWA (Progressive Web App) da sua aplicação. Em muitos casos, um PWA já soluciona o problema.