Neste artigo tento expressar um método que desenvolvi sobre como ser um bom programador, independente da linguagem de programação escolhida, de maneira fácil e objetiva.
Bom, eu espero que todos que tenham lido esse artigo gostem ou pelo menos tentem usufruir dele.
Para quem é aficionado em tecnologia já deve conhecer o que é programação ou até ter um conceito, mas o que leva a pessoa desenvolver mesmo sua paixão ou aumentar sua atenção à programação é a simples maneira de como as coisas funcionam, ou exatamente seus resultados, porém eu posso fazer uma analogia de que todo ser humano é programador por excelência (parece uma piada, mas não, é prestem bem atenção).
Um bom exemplo que eu darei é normal e muito simples, mas que vale a pena ser enxergado como um meio de programação.
Vamos criar um personagem chamado de João. Pois é, a vida cotidiana de João é simples, como um bom trabalhador sempre requer descanso após o trabalho quando chega em sua casa. Mas o que João gosta de fazer mesmo é gravar os filmes da televisão no seu VHS.
Vamos ilustrar em um algoritmo como é a rotina de João quando chega em casa...
INÍCIO
COLOQUE O A FITA NO APARELHO E DEIXA GRAVANDO
ENQUANTO ESTA GRAVANDO
EU TOMO BANHO
QUANDO EU TERMINA DE TOMAR BANHO
EU VOU FAÇO O MEU JANTAR
DEPOIS QUE O JANTAR FEITO EU FAÇO AS SEGUINTES COISAS:
LIGO O MEU COMPUTADOR
FAÇA CONEXÃO COM A INTERNET
OLHO MEU EMAIL
LIMPO E RESPONDO OS MEUS AMIGOS
NAVEGO UM POUCO PELA INTERNET
DESCONECTO O O COMPUTADOR DA REDE
EU DESLIGO O COMPUTADOR
SENDO ASSIM QUANDO O FILME JÁ ESTA GRAVADO EU O ASSISTO JANTANDO
APÓS A MARATONA EU IREI DORMIR
FIM
É uma rotina comum que cada um exerce da sua maneira. Isso é uma idéia de um ALGORITMO, ou seja, são as ordens dadas ao computador de maneira eficaz.
[2] Comentário enviado por escastilho em 01/03/2008 - 22:17h
Bom, eu particularmente gostei do artigo e vc focou em um assunto que para mim gera um pânico terrível, estou no 4º ano de SI e pra te falar a verdade ainda não aprendi a programar, estudo...estudo...estudo...e não consigo fazer um simples programa de cadastro de clientes, tenho muitas dificuldades msm, as vezes me pergunto será que para o cara programar ele tem que ter algum "dom" especial? ou eu sou um verdadeiro burro msm e idiota de gostar de uma coisa e ela não dar a mínima para mim.
[4] Comentário enviado por zoby em 02/03/2008 - 09:48h
Prezado
É sempre louvável a concretização do desejo de compartilhar conhecimentos e por isso lhe sou grato. Entretanto o texto tem vários senões:
"Eu não estou querendo dizer que se você não pratica ficará inexperiente na programação."
Mas deveria, não existe outra forma de ganhar experiência. Por definição.
"até eu chegar no famoso e saudoso Linux."
Elvis já morreu, não o Linux.
O título promete muito mais do que posto no artigo.
Revise a pontuação, inteligibilidade, uso dos conceitos (vc não descreveu um método, citou algumas diretrizes) e ortografia (que não está ruim, mas pode melhorar), nesta ordem. E não fique chateado c/ estas críticas, elas se aplicariam a boa parte dos escritos sobre informática, mesmo dos livros editados em papel.
[5] Comentário enviado por cassimirinho em 02/03/2008 - 14:36h
Achei inútel o exemplo do algorítimo, deveria ser mais esquematizado e parametrizado, como é um algoritimo de verdade. Não acredito que isso irá ajudar alguém.
[8] Comentário enviado por brunolimaq em 03/03/2008 - 17:23h
É muito complexo falar, porém esse assunto não me parece muito voltado a Linux, e sim a uma teoria, a qual também não foi muito bem explicada.
Os artigos aqui publicados são muito conhecidos e cada dia mais viram referência, porém a publicação de um artigo desse nível coloca em prova o nível de outras centenas aqui publicadas.
Publico alguns artigos aqui e tento evoluir no conteúdo e na qualidade do mesmo, espero que nosso amigo consiga fazer o mesmo, mas fica a bronca sobre o "filtro" que foi aplicado referênte a essa publicação.
[10] Comentário enviado por smrabelo em 04/03/2008 - 08:53h
Cadê os critérios rigorosos que existiam, para aprovar artigos?
É o pior artigo que já vi publicado. Sinceramente, deveria fazer algo bem mais didático e com qualidade, voltada aos usuários de Linux.
Vou aprofundar o que o Bruno Lima falou acima, foi extremamanete uma falta de respeito, aos artigos já publicados na VOL, terem aprovado essa publicação.
[11] Comentário enviado por removido em 04/03/2008 - 10:05h
Amigos da comunidade viva o linux eu vi pedir desculpas e agradecer tambem
Como autor desse artigo eu admito que eu não tenha escrito coisas extremamentes interessantes pois ainda eu estou desenvolvendo ainda mas em breve eu procurarei arquivos na internet e que possa me orientar e orientar vocês a que no Viva o linux!
obrigado pela compreensão!
[13] Comentário enviado por initrd em 19/03/2010 - 14:19h
Sou um aluno de programação e tb sei ke o artigo nao tá o mais explicito possivel, axo ke tentou mostrar a rotina de um "codigo" basico. Ok nao ta completo nem lá perto anda, mas pk em vez de dizerem mal nao sugerem como se faz algo melhor ou fazem voces ?